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Perfil audiométrico segundo exposição de pilotos civis ao ruído

OBJETIVO

Analisar o perfil audiométrico de pilotos civis segundo grau de exposição ao ruído.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo observacional, transversal, com 3.130 pilotos civis do sexo masculino de 17 a 59 anos submetidos a exames audiométricos iniciais ou de revalidação de Certificado de Capacidade Física em 2011. Os sujeitos foram categorizados segundo perda auditiva como: normais, sugestivos de perda auditiva induzida por ruído, e outros fatores associados e não sugestivos. A audiometria tonal liminar utilizada foi por via aérea, com a utilização de fones supra-aurais, por meio do estímulo acústico do tipo tom puro, contendo os limiares tonais das frequências de 250 a 6.000 Hz. As variáveis independentes foram as categorias dos pilotos, tempo de serviço, horas de voo e orelha direita ou esquerda. A variável dependente corresponde aos casos sugestivos de perda auditiva induzida por ruído. O grau de exposição foi considerado baixo/médio ou alto, sendo este último com horas de voo maiores que 5.000 e tempo de serviço maior que 10 anos.

RESULTADOS

Foram observados 29,3% casos sugestivos de perda auditiva induzida por ruído, 12,8% bilaterais com predomínio do lado esquerdo (23,7%). Com o aumento do grau de exposição ao ruído, o número de casos sugestivos de perda auditiva também aumentou.

CONCLUSÕES

A perda auditiva nos pilotos civis pode estar associada à exposição ao ruído ao longo do tempo de serviço e das horas de voo.

Aviação, recursos humanos; Perda Auditiva Provocada por Ruído, epidemiologia; Ruído dos Transportes, efeitos adversos; Ruído Ocupacional; Saúde do Trabalhador


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