Abdalla IG, Stella RCS, Perim GL, Aguilar-da-Silva RH, Lampert JB, Costa NMSC (2009) 1
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Apresentar e analisar o eixo pedagógico do curso de graduação em medicina. |
Instituições formadoras: Experiências de instituições formadoras e articulação entre ensino e serviço |
Arruda MP, Araújo MP, Locks GA, Pagliosa FL (2008) 3
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Descrever a experiência em EPS do curso e do corpo docente de medicina da Universidade do Planalto Catarinense |
Concepções: EPS como prática que desenvolve profissional e pessoal; trabalho em equipe Instituições formadoras: Experiências de instituições formadoras, educador facilita a aprendizagem |
Barreto ICHC, Andrade LOM, Loiola F, Paula JB, Miranda AS, Goya N (2006) 4
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Descrever a implementação da EPS em instituições de saúde-escola |
Concepções: EPS como prática problematizadora e transformadora a partir da equipe e da realidade do trabalho; Estratégias, facilidades e dificuldades: uso de portfólio, conhecimento contextualizado, parcerias com ensino, comunidades, gestores e profissionais |
Bogus CM, Martins CM, Dimitrov P, Fortes PAC, Capucci PF, Nemes Filho A et al (2003) 7
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Descrever o processo de educação permanente de conselheiros de saúde |
Políticas públicas: formulação e implantação |
Camps E, Calliat MC, Spalvieri M, Dante V (2003) 9
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Elaborar um programa de formação de recursos humanos na área de bioquímica que tenha continuidade |
Instituições formadoras: experiências com metodologias ativas, melhora da qualidade e atenção profissional |
Carotta F, Kawamura D, Salazar J (2009) 10
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Descrição e análise de facilitadores de educação permanente e da criação de um polo de educação permanente em saúde |
Estratégias, facilidades e dificuldades: polo de educação permanente em saúde, facilitadores, supervisão de equipe, reflexão crítica do processo de trabalho, rodas de conversas, soluções coletivas |
Ciconet RM, Marques GQ, Lima MADS (2008) 13
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Relatar a experiência de educação permanente com trabalhadores de um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência |
Concepções: EPS como prática problematizadora, que articula situações vivenciadas e experiências cotidianas Estratégias, facilidades e dificuldades: Rotina e demanda do serviço como entrave, revisão de protocolos de atendimento, apoio a gestão do serviço |
Costa CCC, Bezerra Filho JG, Machado MMT, Machado MFAS, Jorge AC, Furtado AAA et al (2008) 14
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Analisar o corpo técnico do curso técnico de enfermagem na visão dos supervisores |
Concepções: EPS como articulação entre prática e teoria reflexivas e problematizadoras Estratégias, facilidades e dificuldades: fortalecimento de parcerias entre diferentes esferas Políticas Públicas: necessidade de investimento para melhora da formação profissional Instituições formadoras: técnicas ativas de ensino-aprendizagem |
Costa e Silva V, Rivera FJU, Hortale VE (2007) 15
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Descrever experiência de integração entre serviços de saúde e analisar sua contribuição para o desenvolvimento de práticas de cuidado integral |
Concepções: EPS como prática reflexiva contínua pautada na realidade do serviço e na integralidade do cuidado |
De Marco MA (2006) 16
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Demonstrar a implantação de modelo de atenção biopsicossocial na formação de alunos de graduação em medicina |
Instituições formadoras: experiência em que o aluno é alvo de ações e também agente transformador |
Demers AL, Marary E, Ebin VJ (2011) 19
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Descrever o desenvolvimento de colaboração para proporcionar oportunidades de educação continuada |
Instituições formadoras: avanços tecnológicos como forma de inovar o ensino, problematização como estratégia de ensino |
Dreisinger M, Leet TL, Baker EA, Gillespie KN, Haas B, Brownson RC (2008) 20
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Utilizar a saúde pública baseada em evidências para análise de práticas profissionais |
Políticas públicas: formulação e implantação de políticas para melhorar o raciocínio clínico e a qualidade do atendimento |
Feliciano KVO, Kovacs MH, Costa IER, Oliveira MG, Araújo AMS (2008) 21
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Realizar avaliação continuada da educação permanente no âmbito da atenção à saúde da criança |
Estratégias, facilidades e dificuldades: reflexões coletivas sobre a prática, interdependência da autonomia profissional, número insuficiente de profissionais dificulta trabalho em profundidade Políticas públicas: estratégias em consonância com a prioridade conferida pelo Ministério da Saúde |
Fortuna CM, Franceschini, TRC, Mishima SM, Matumoto S, Pereira MJB (2011) 22
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Cartografar os movimentos e efeitos desencadeados na região do DRS-III a partir do curso de facilitadores de educação permanente |
Concepções: EPS como rede de conversação em rodas, assumir posições democráticas Estratégias, facilidades e dificuldades: construção da corresponsabilidade, inclusão de facilitadores, estímulo à autonomia |
Horta NC, Sena RR, Silva MEO, Oliveira SR, Rezende VA (2009) 27
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Identificar as ações de promoção da saúde predominantes entre os membros da ESF, identificar a existência de ações intersetoriais |
Concepções: Relacionada à educação continuada por meio de cursos e repasse de informes Estratégias, facilidades e dificuldades: treinamentos ocorrem de forma pontual, sobrecarga de trabalho, importância da reflexão sobre o cotidiano |
Jones M, Tyrer A, Kalekzi T, Lancashire S (2008) 28
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Analisar o impacto do conhecimento da prática e bem-estar de equipes de saúde mental para prática baseada em evidências |
Estratégias, facilidades e dificuldades: trabalho em equipe, envolvimento e colaboração terapêutica |
Kleba ME, Comerlatto D, Colliselli L (2007) 29
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Relatar a experiência de um curso de capacitação envolvendo gestores, trazendo para o debate os desafios inerentes à participação social |
Concepções: metodologia ativa e problematizadora, por meio da apreensão da realidade Instituições formadoras: experiência da instituição formadora em aplicar conceitos da EPS e contribuir com o empoderamento para o trabalho |
Lazarine CA, Francischetti I (2010) 30
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Descrever a percepção dos docentes da Unidade de Prática Profissional e dos tutores em relação ao programa de educação permanente |
Concepções: prática problematizadora e transformadora contínua, troca de experiência Instituições formadoras: inclusão de facilitadores para o processo de EPS dos docentes |
Lima SG, Macedo LA, Vidal ML, Sá MPBO (2009) 31
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Avaliar o impacto de um programa de educação permanente e treinamento em SBV e SAV e o conhecimento do profissional de enfermagem |
Estratégias, facilidades e dificuldades: profissionais relatam a importância da implantação da EPS, mas não há incentivo, há excessiva demanda e sobrecarga de trabalho |
Maciel ELN, Figueiredo PF, Prado TN, Galavote HS, Ramos MC, Araújo MD et al (2010) 34
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Avaliar a contribuição do curso de pós-graduação em saúde da família e as mudanças da prática a partir dele |
Concepções: aprimoramento pessoal, social e profissional contínuo Instituições formadoras: experiência de formação conceitual para a mudança das práticas clínicas que são produzidas em ambientes complexos e mutáveis de trabalho |
Marães VRFS, Martins EF, Junior GC, Acezedo AC, Pinho DLM (2010) 35
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Apresentar uma proposta de projeto pedagógico inovadora para um curso de graduação |
Instituições formadoras: experiência de implantação de curso voltada para prática humanista, crítica e reflexiva, além da aprendizagem significativa e atuação em equipe |
Marques ES, Cotta MM, Franceschini SCC, Botelho MIV, Araújo RMA, Junqueira TS (2009) 36
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Identificar o significado do aleitamento materno para os profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família |
Estratégias, facilidades e dificuldades: falta de investimento em capacitação e sensibilização contínua Instituições formadoras: necessidade de formar profissionais capazes de suprir as demandas sociais |
Matos E, Pires DEP (2009) 38
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Conhecer práticas assistenciais que potencializem os cuidados em saúde na perspectiva da integralidade e do agir interdisciplinar |
Concepções: prática potencializadora da interdisciplinaridade, problematizadora, pautada na realidade vivenciada Estratégias, facilidades e dificuldades: reuniões de equipe, visitas multiprofissionais aos leitos, estudos de caso, conferências com famílias, reuniões na sala de espera, tomadas de decisões conjuntas |
Matumoto S, Fortuna CM, Kawata LS, Mishima SM, Pereira MJB (2011) 39
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Apresentar o movimento de ressignificação dos sentidos da prática clínica, na perspectiva da clínica ampliada e educação permanente |
Concepções: análise e reflexão da prática a partir do trabalho desempenhado no cotidiano Estratégias, facilidades e dificuldades: inexistência de apoio técnico, necessidade da clínica do cuidado, problematização, disputas pessoais entre trabalhadores usuários e gestores |
Medeiros AC, Pereira QLC, Siqueira HCH, Cecagno D, Moraes CM (2010) 40
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Conhecer as estratégias de gestão construídas pelas enfermeiras, com base na EPS |
Concepções: transformações das práticas do cuidado por meio das experiências e trocas vivenciadas no dia-a-dia Estratégias, facilidades e dificuldades: espaços para troca de saberes, autonomia, construção em equipe, estratégias de gestão |
Montanha D, Peduzzi M (2010) 44
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Analisar o levantamento de necessidades para a implantação de atividades educativas de trabalhadores de enfermagem e os resultados esperados |
Concepções: prática problematizadora e transformadora a partir da realidade do trabalho; relacionada diretamente à educação continuada Estratégias, facilidades e dificuldades: decisões coletivas e autônomas, reflexão crítica, ações educativas voltadas para soluções de problemas pontuais |
Monteiro MI, Chilida MSP, Bargas EB (2004) 45
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Contextualizar e analisar as atividades de educação continuada desenvolvidas com trabalhadores que atuam no setor de limpeza de um hospital universitário |
Estratégias, facilidades e dificuldades: dificuldade em articular EPS pela ideologia do processo de trabalho, baixa escolaridade como fator que dificulta a aprendizagem |
Murofuse NT, Rizzotto MLF, Muzzolon ABF, Nicola AL (2009) 46
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Identificar as atividades de formação frequentadas por profissionais da rede de saúde |
Concepções: Estratégias de problematização, democratização dos espaços de trabalho Estratégias, facilidades e dificuldades: atividades com foco no relacionamento pessoal, qualidade do serviço, motivação e humanização. Oferta de cursos como forma de melhorar as condições de trabalho |
Nicoletto SCS, Mendonça FF, Bueno VLRdC, Brevilheri ECL, Almeida DCS, Rezende LR, Carvalho GS, González AD (2009) 47
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Analisar o processo de implantação da política de EPS no Paraná |
Concepções: Construção coletiva a partir das demandas locais, relacionada a mudança da prática, problematização e associada também à Educação Continuada Estratégias, facilidades e dificuldades: rodas de conversação nos polos de EPS, trabalho em equipe |
Nunes MF, Leles CR, Pereira MF, Alves, RT (2008) 48
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Acompanhar a formação de dentistas como facilitadores de EPS nos polos de educação permanente |
Estratégias, facilidades e dificuldades: articulação ensino-serviço, surgimento de aquisições e competências, transformação ativa, problematização |
Olson D, Hoeppner M, Larson S, Ehrenberg A, Leitheiser AT (2008) 49
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Descrever um modelo de aprendizado ao longo da vida para a prática em educação em saúde pública |
Concepções: percepção de educação ao longo da vida, aprimoramento contínuo |
Paschoal AS, Mantovani MF, Méier MJ (2007) 50
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Discutir a educação permanente, continuada e em serviço, junto aos enfermeiros de um hospital de ensino |
Concepções: educação do início ao fim da vida, engloba a educação continuada e educação em serviço |
Peduzzi M, Del Guerra DA, Braga CP, Lucena FS, Silva JAM (2009) 51
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Estudar as atividades educativas de trabalhadores da rede básica na perspectiva microssocial, com objetivo de analisar a prática de atividades educativas de trabalhadores da saúde segundo EPS e educação continuada |
Concepções: EPS e educação continuada como concepções complementares Estratégias, facilidades e dificuldades: reuniões de equipe, estratégias de ensino participativas, integralidade no cuidado, problematização Políticas públicas: necessidade de ampliação do debate sobre EPS |
Pessanha RV, Cunha FTS (2009) 52
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Analisar o processo de trabalho dos profissionais de enfermagem, medicina e odontologia das equipes multiprofissionais de um módulo do Programa de Saúde da Família |
Concepções: EPS diretamente relacionada à Educação Continuada, mas prática problematizadora Estratégias, facilidades e dificuldades: corresponsabilidade, aprendizagem-trabalho, trabalho em equipe, autonomia |
Ricaldoni CAC, Sena RR (2006) 53
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Analisar os efeitos das ações de educação permanente na qualidade de assistência de enfermagem |
Concepções: pedagogia da problematização como transformadora da realidade Estratégias, facilidades e dificuldades: estímulo à reflexão da prática, no entanto há desarticulação na compreensão do porque se faz, o que prejudica a qualidade do cuidado |
Robinson S, Murrells T, Smith EM (2005) 54
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Descrever e analisar profissionais com curso superior baseado em qualificação em saúde mental |
Instituições formadoras: experiências na carreira relatadas como ligadas a qualidade dos estágios e da preceptoria |
Rodrigues ACS, Vieira GLC, Torres HC (2010) 55
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Relatar a experiência do processo de EPS por meio de oficinas educativas em diabetes |
Estratégias, facilidades e dificuldades: oficinas educativas, estudo de caso, jogos educativos, problematizações sobre o despreparo da equipe, integralidade. Alta demanda impele a práticas prescritivas |
Rodrigues RRJ (2001) 56
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Criar um espaço para discutir coletivamente com funcionários temas que pudessem contribuir para o desenvolvimento interpessoal |
Concepções: aprimoramento pessoal, profissional e pessoal contínuo, a fim de incrementar o desenvolvimento interpessoal Estratégias, facilidades e dificuldades: estabelecimento de vínculo, autoconhecimento, relacionamento interpessoal |
Rossetto M, Silva LAA (2010) 58
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Conhecer as ações de EPS com os agentes comunitários de saúde |
Estratégias, facilidades e dificuldades: cursos realizados a partir das demandas internas, atualmente atividades descontínuas, tecnicistas e assistemáticas Políticas Públicas: necessidade de formulação e implantação de políticas de EPS para ampliação do debate |
Smeke ELM, Oliveira NLS (2009) 63
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Avaliar as práticas educativas em saúde desenvolvidas em centros do SUS, durante implantação do Paidéia Saúde da Família |
Concepções: Construção compartilhada de conceitos, reflexão ético-política dos significados Estratégias, facilidades e dificuldades: responsabilidade cogestora, ressignificação das ações, pressão da demanda dificulta implantação de grupos educativos |
Sousa MF, Merchán-Hamann E (2009) 64
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Análise da implantação do programa de saúde da família sob as dimensões política, técnico-financeira e simbólica |
Estratégias, facilidades e dificuldades: polos de educação permanente, oferta de cursos de atualização, ampliação de parcerias inter setoriais Políticas Públicas: ampliação do debate sobre polos de EPS para retorno de sua articulação |
Souza RCR, Soares E, Souza IA, Oliveira JC, Salles RS, Cordeiro CEM (2010) 65
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Investigar as demandas dos usuários à ouvidoria relacionadas à assistência em enfermagem e discutir sua contribuição para a educação permanente |
Estratégias, facilidades e dificuldades: importância da ouvidoria para o aprimoramento professional, processo avaliativo, problematização, conhecimento baseado na cotidiano local |
Sudan LCP, Corrêa AC (2008) 67
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Apreender os significados atribuídos pelos egressos do curso de enfermagem, as experiências vivenciadas na realização de atividades educativas junto aos trabalhadores, nos serviços de saúde e estágio supervisionado |
Instituições formadoras: atividades educativas articuladas com o serviço em saúde |
Tanji S, Silva CMSLMD (2010) 68
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Identificar os conflitos encontrados no cotidiano do trabalho no decorrer de um curso de especialização |
Concepções: Integração entre ensino-trabalho, sincronizando profissionais, alunos e docentes, problematização e relacionada à educação continuada Estratégias, facilidades e dificuldades: metodologias ativas, práticas em consonância com o nível individual e coletivo Instituições formadoras: Integrar ensino-trabalho-cidadania na perspectiva da problematização |
Tavares CMM (2006) 69
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Analisar a necessidade de educação permanente da equipe de enfermagem para o cuidado nos serviços de saúde mental |
Concepções: EPS relacionada à Educação Continuada Estratégias, facilidades e dificuldades: a rede não dispõe de EPS problematizadora, são as buscas individuais que movem escolhas e treinamentos |
Tronchin DMR, Mira VL, Peduzzi M, Ciampone MHT, Melleiro MM, Silva JAM, et al (2009) 70
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Identificar, caracterizar e analisar as práticas educativas desenvolvidas com profissionais de saúde em hospitais |
Estratégias, facilidades e dificuldades: escasso debate em torno da atenção integral, estratégias de ensino tradicionais atividades com origem nas demandas internas, problematização |
Ximenes Neto FRG, Sampaio JJC (2007) 72
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Elaborar o perfil sociodemográfico e educacional dos gerentes de território da ESF, identificar os tipos de qualificação e de educação permanente |
Concepções: Ressignificação do processo de trabalho pela prática no território e em serviço Estratégias, facilidades e dificuldades: articulação ensino-serviço, pouco investimento em aprimoramento profissional |
Yaping D, Stanton P (2002) 73
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Aprimorar e descrever programa de treinamento de gerenciamento em saúde na China |
Instituições formadoras: articulação ensino-serviço com abordagem integrada, necessidade de melhora na participação dos alunos |