OBJETIVO: Caracterizar, no espaço discursivo de 27 usuários do "Consultório Juvenil", suas áreas críticas em relação à temática, aos atores, ações, valores e esquemas de percepção situacional. MÉTODO: Estudo qualitativo através de análise semiótica, realizada pelas: descrição da estrutura do texto, codificação para a localização de isotopias e análise de organização interna. RESULTADOS: Existe uma clara diferenciação temática e de significado por gênero: as meninas estão vinculadas a espaços familiares, enquanto que os meninos a extrafamiliares. O namoro sério é um tema central para as meninas; a sexualidade para os meninos. As decisões são tomadas pelas meninas baseadas em uma moral situacional, e pelos meninos em uma ética individualista. Em ambos, o problema é percebido como externo, alheio e destinado a outros. CONCLUSÕES: As áreas críticas encontram-se influenciadas pela formação social de gênero, que mitifica e estereotipa os comportamentos. A tendência de expor o problema como imposto pode significar risco para o adolescente.
Serviços de saúde a adolescentes; Papel; Aconselhamento