Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de transtorno mental comum entre trabalhadores canavieiros

RESUMO

OBJETIVO

Estimar a prevalência de transtornos mentais comuns e analisar os fatores associados em trabalhadores migrantes e canavieiros.

MÉTODOS

Estudo transversal realizado com 110 trabalhadores. Os transtornos mentais comuns foram avaliados por meio do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e foram estudadas variáveis sociodemográficas, ocupacionais e de estilo de vida. Para detectar o uso abusivo de bebidas alcoólicas, foi utilizado o questionário CAGE.

RESULTADOS

A prevalência de transtornos mentais comuns afetou 40% dos trabalhadores e a associação mostrou significância estatística para a positividade no teste CAGE, adoecimento, falta ao trabalho e atendimento médico durante o período da safra.

CONCLUSÕES

A suspeita de casos de bebedores-problemas e os mecanismos de controle utilizados pela usina para os trabalhadores que faltam ou adoecem são fatores que podem causar transtornos mentais comuns.

DESCRITORES
Saúde da População Rural; Migrantes; Transtornos Mentais, epidemiología; Fatores de Risco; Condições de Trabalho; Estudos Transversais

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br