Acessibilidade / Reportar erro

O SABER CARNAVALESCO: CRIAÇÃO, ILUSÃO E TRADIÇÃO NO CARNAVAL CARIOCA1 1 Texto apresentado ao Fórum O mundo das artes, práticas sociais e dimensão simbólica: pesquisas recentes, na mesa "Arte, feiras e mercado", durante o 36º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Águas de Lindoia, MG, 21 a 25 de outubro de 2012. Agradeço os comentários e sugestões, em especial ao debatedor da sessão, Miguel Chaia. A elaboração da primeira versão deste artigo se deu no período entre março e julho de 2012, quando estive como pesquisador convidado no Centro de Sociologia do Colégio de México, com bolsa de Estágio Pós-Doutoral (CAPES).

THE CARNIVAL KNOWLEDGE: CREATION, ILLUSION AND TRADITION IN THE CARIOCA CARNIVAL

Resumo

Este texto aborda a transmissão de saberes e práticas entre diferentes gerações de carnavalescos. Este ofício se torna fundamental na afirmação do entretenimento como integrante do padrão societário e cultural da modernidade, tal como experimentada na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XX e no limiar do presente século. Esse saber relativo à estética barroca dos efeitos e excessos visuais se inscreve na problemática da permanência do que poderíamos denominar de uma diferencialidade funcional. Ao mesmo tempo, observamos como esta diferencialidade repercute a perenidade adquirida por um padrão de conduta artística em meio às alterações de interesses e ideias no desfile das escolas de samba.

Palavras-chave
Artistas carnavalescos; Técnicas do ludibrio; Herança intergeracional; Carnaval carioca; Entretenimento

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com