Acessibilidade / Reportar erro

AS MUDANÇAS NO SISTEMA FINANCEIRO E AS ESTRATÉGIAS DA AÇÃO SINDICAL: O CASO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO1 1 Trabalho baseado na dissertação de mestrado de Ana Paula Fregnani Colombi intitulada Entre a fragmentação e a ação unificada: uma análise da atuação do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região durante os anos 2000. Os autores agradecem aos membros do grupo de pesquisa em Relações de Trabalho e Sindicalismo do CESIT pelas sugestões, eximindo-os de qualquer responsabilidade por erros e omissões. A pesquisa faz parte do projeto temático FAPESP (2012/20408-1): "Contradições do trabalho no Brasil atual. Formalização, precariedade, terceirização e regulação".

THE CHANGES IN THE FINANCIAL SYSTEM AND THE TRADE UNION STRATEGIES: THE CASE OF THE SÃO PAULO BANK WORKERS' UNION

Resumo

O artigo analisa a atuação do Sindicato dos Bancários de São Paulo durante os anos 2000 para a manutenção de sua representatividade e legitimidade em um contexto em que a financeirização do capital reconfigura a categoria dos bancários e coloca crescentes desafios às formas de ação coletiva. O artigo contextualiza as mudanças recentes no sistema financeiro brasileiro e identifica suas consequências sobre o perfil do bancário. Finalmente, analisam-se as estratégias adotadas pelo Sindicato que, apesar de lograrem dialogar com os interesses imediatos dos trabalhadores, tenderam a dificultar a universalização das demandas.

Palavras-chave:
Representatividade; Bancários; Bancos; Estratégias sindicais; Financeirização

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com