Acessibilidade / Reportar erro

CIRCUITOS DE SOLIDARIEDADE: CONSTRUINDO RESPOSTAS COLETIVAS EM MEIO À CRISE* * Este texto se beneficiou de uma discussão promovida na Oficina de Sociologia Econômica e do Trabalho (OSET), do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), coordenada pela profa. Nadya A. Guimarães. Agradeço aos professores e colegas que estiveram presentes nessa sessão pelos valiosos comentários. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), código de financiamento 001.

SOLIDARITY CIRCUITS: BUILDING COLLECTIVE RESPONSES AMID THE CRISIS

Resumo

As campanhas de solidariedade que aconteceram durante a pandemia da covid-19 no Brasil evidenciaram questões fundamentais para os estudos que exploram a interface entre solidariedade e economia nas ciências sociais. O trabalho busca contribuir com essa temática investigando as relações interpessoais e as práticas econômicas que sustentaram as trocas inseridas nas campanhas de solidariedade de base associativa durante a pandemia. Fundamentada em uma pesquisa etnográfica sobre uma dessas campanhas, argumento que foram as relações baseadas em práticas econômicas solidárias existentes antes da pandemia, que permitiram respostas coletivas emergenciais. Essas relações e práticas que são (re)inventadas e (re)nomeadas, eu chamei de “circuitos de solidariedade”, inspirada no conceito de Viviana Zelizer em Economic Lives (2011Zelizer, Viviana. (2011). Economic Lives: How Culture Shapes the Economy. Princeton, NJ: Princeton University Press.). A dinâmica desses circuitos se mostrou diretamente relacionada com marcadores de crise e fortalecidos pela existência prévia de associações, destacando o papel crucial dos intermediadores na articulação dessas estruturas de médio alcance.

Palavras-chave:
Pandemia; Circuitos econômicos; Vida econômica; Associativismo; Solidariedade

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com