Acessibilidade / Reportar erro

AS RECONFIGURAÇÕES ETNO-TERRITORIAIS DOS CONFLITOS SOCIAIS: DA DIFERENCIAÇÃO CULTURAL À FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA (AMAZÔNIA BRASILEIRA)

Resumo

Apesar da inscrição constitucional dos direitos territoriais de povos indígenas e quilombolas, surgiu entre populações classificadas de modo diferente um novo tipo de conflito que o artigo documenta a partir do estudo de desacordo entre "quilombolas" e "indígenas" na Amazônia central. As soluções dos variados atores desvelam dúvidas acerca do efetivo "contraste étnico" entre os protagonistas. O alinhamento da atual organização em territórios étnicos é compreendido como uma última atualização de reordenamentos socioterritoriais já adotados pelas populações na interação com diversas instâncias. O artigo busca restituir o jogo de alianças entre facções opostas realçando as modalidades de sua formação. Quando os direitos concedidos pelo Estado a grupos de populações em virtude de sua excepcionalidade estão ameaçados de retrocesso, é imperativo reafirmar que a fluidez entre as categorias legais remete a luta compartilhada para sua sobrevivência.

Palavras-chave
Índigenas; quilombolas; conflitos; Amazônia; direitos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com