Acessibilidade / Reportar erro

TEMPO E MOVIMENTO EM UM MERCADO DE FRONTEIRA: CIUDAD DEL ESTE, PARAGUAI1 1 Uma versão preliminar deste trabalho foi apresentada no Colóquio Internacional "Quantificação e temporalidade: perspectivas etnográficas sobre a economia", organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia e realizado no Museu Nacional/UFRJ, Rio de Janeiro, 24-26 de agosto de 2005.

TIME AND MOVEMENT IN A FRONTIER MARKET: CIUDAD DEL ESTE, PARAGUAY

Resumo

Como funciona um mercado no qual os compradores provêm de outro país e onde muitos dos comerciantes e trabalhadores moram do outro lado da fronteira? O artigo analisa a dinâmica comercial de Ciudad del Este, importante centro comercial de artigos importados localizado no Paraguai na fronteira com o Brasil. A partir das relações entre mobilidade, territorialidade e temporalidade, a descrição etnográfica acompanha os múltiplos atores envolvidos no comércio de fronteira em seus deslocamentos ao longo de um dia trabalho e aborda outras configurações temporais e espaciais relevantes. Considerando que o mercado pressupõe um espaço e um tempo nos quais sucedem suas transações, os mercados de fronteira apresentam uma complexidade especial, pois tanto revelam quanto relativizam as configurações espaço-temporais do Estado.

Palavras-chave
Mercado; Fronteira; Espaço; Tempo; Circuitos comerciais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com