Acessibilidade / Reportar erro

CONECTANDO MERCADO E RELAÇÕES PESSOAIS: UM ESTUDO DO POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

CONNECTING MARKET AND PERSONAL RELATIONSHIPS: A STUDY OF THE POPULAR CLOTHING MARKET OF PERNAMBUCO

Resumo

Inspirada pelas contribuições da Nova Sociologia Econômica, a discussão trazida aqui considera os mercados como processos sociais complexos, integrando elementos econômicos, estruturas relacionais, institucionais e culturais. Focando no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, este artigo tem como objetivo explorar os vínculos entre relações pessoais e economia presentes nas transações produtivas e comerciais na região. Os resultados destacam que o sistema de produção e comercialização de roupas está intrinsecamente ligado a valores sociais e culturais, como a importância do trabalho familiar e a presença de laços de reciprocidade, confiança e solidariedade. A pesquisa de campo revela que a dinâmica econômica do polo está entrelaçada com outras esferas da vida social, pois pensar o trabalho no polo significa pensar em família; e pensar comércio implica pensar em redes de relações pessoais e de confiança.

Palavras-chave:
Nova Sociologia Econômica (NSE); Mercados; Relações pessoais; Vida econômica; Polo de confecções do agreste de Pernambuco

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com