Resumo
Decio de Almeida Prado foi um dos mais importantes críticos teatrais brasileiros e figura relevante da modernização do teatro no país. O tema das personalidades se vincula à posição de Prado acerca do anacronismo do “velho teatro”, caracterizado por diversas ausências, como direção e cenografia enquanto atividades especializadas, as quais conviviam com um excesso de presença: os grandes atores, que dotados de talento e personalidade marcantes sobrepunham-se a todo o resto e, principalmente, ao elemento central para Prado, o texto da peça. Destacaremos as análises de Prado sobre os atores, ora associando-os a um talento inato, ora acusando-os de acomodação. Essas considerações estendem-se, ainda, a figuras da modernização como Cacilda Becker e Ziembinski. No caso dos atores, Prado mobiliza um expediente que demonstra afinidade com o ideal de Bildung . Já nas análises sobre Ziembinski, é possível uma aproximação com a noção de artista individualista desenvolvida por Mário de Andrade.
Palavras-chave
Crítica teatral; Decio de Almeida Prado; Teatro moderno brasileiro; Velho teatro; Grandes atores