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GABRIEL COHN E A ESCOLA PAULISTA DE SOCIOLOGIA

GABRIEL COHN AND THE SÃO PAULO SCHOOL OF SOCIOLOGY

Resumo

O artigo retoma o processo formativo de Gabriel Cohn a partir de seu vínculo com a cadeira de sociologia I da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade de São Paulo. Desse prisma, busca compreender a sua produção teórica inicial à luz das preocupações dos sociólogos reunidos no Centro de Sociologia Industrial e do Trabalho. Em especial, examinamos o artigo de Cohn na coletânea Política e revolução social, o seu mestrado e o artigo “Problemas da industrialização no século XX”. Em seu segundo momento, acentuando o processo de autonomização intelectual de Cohn, cuja marca teórica pode ser vista a partir da incorporação das temáticas frankfurtianas em seus trabalhos nos anos 1970 - como em sua livre-docência sobre Max Weber -, o artigo examina as reflexões de Cohn sobre a obra de Florestan Fernandes como um momento privilegiado da autorreflexão sobre a tradição intelectual na qual se formou.

Palavras-chave:
Gabriel Cohn; Escola Paulista de Sociologia; Florestan Fernandes; sociologia do conhecimento; pensamento político e social brasileiro

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