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NÃO FOSSE ISSO E ERA MENOS / NÃO FOSSE TANTO E ERA QUASE: PAULO LEMINSKI, O POETA DE CURITIBA* * Gostaria de agradecer às leituras dos pareceristas anônimos e de Jéssica da Silva Höring, Luiz Carlos Jackson, Fernando Antonio Pinheiro Filho, Dimitri Pinheiro da Silva e Núcleo de Sociologia da Cultura da USP. Este artigo se ancorou na pesquisa de mestrado em sociologia KAMIQUASE: a trajetória intelectual de Paulo Leminski e o campo literário brasileiro (1944-1975), defendida em 2016, e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

NÃO FOSSE ISSO E ERA MENOS / NÃO FOSSE TANTO E ERA QUASE: PAULO LEMINSKI, THE POET OF CURITIBA

Resumo

Este artigo tem como objeto a trajetória artística do poeta Paulo Leminski. Partindo de uma abordagem amparada na ideia de campo - enquanto espaço hierarquizado e relacional de concorrência específica -, tomo a obra e suas condições de possibilidade para demonstrar como as relações entre centro e periferia no interior do campo literário brasileiro tiveram impacto na trajetória artística do escritor paranaense. Assim, analiso o período de produção da obra Catatau, publicada em 1975, e a recepção imediata do livro para elucidar as relações entre Leminski e os grupos paulista e mineiro. Desse modo, demonstro como o Catatau foi um ponto de viragem na trajetória do escritor e como, por estar enredado nas constrições específicas de disputas e concorrência do período, as soluções estéticas adotadas posteriormente em sua poesia têm relação direta com o destino do livro.

Palavras-chave:
Sociologia; literatura; Paulo Leminski; Poesia Concreta; poesia

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