Acessibilidade / Reportar erro

LENDO E AGENCIANDO IMAGENS: O REI, A NATUREZA E SEUS BELOS NATURAIS* * Este texto é pautado em duas palestras por mim ministradas: a primeira em Princeton (em março de 2013) e a segunda na Anpocs (em outubro de 2013). Foi ideia de André Botelho que eu transformasse as anotações em um artigo. Esclareço que, mesmo assim, optei por manter o tom mais coloquial das palestras, também aqui. Agradeço ao Maurício Hoelz por todo o seu trabalho na coleta das autorizações das imagens e no estabelecimento final do texto. Agradeço, também, às leituras cuidadosas de Maria Helena Machado e de André Botelho. A ele devo também o incentivo e o "empurrão" para perseverar nesse ensaio. Por essas e por tantas outras esse artigo é a ele dedicado.

READING ICONOGRAPHY AND THE AGENCY OF IMAGES: THE KING, NATURE AND HIS BEAUTIFUL NATIVES

Resumo

O artigo parte de uma "provocação metodológica": por que nós, cientistas humanos de uma maneira geral, somos tão cuidadosos com os documentos escritos, e tão conservadores quando lidamos com fontes iconográficas? Por que nos preocupamos em dar todas as referências quando analisamos livros, fontes, cartas, atas e já os documentos imagéticos são tratados como mera "ilustrações", no sentido de que só dão "lustro" e adornam o que previamente sabemos? Partindo dessas questões procurase explorar o tema a partir da análise de um conjunto documental produzido durante o Segundo Reinado, quando o monarca e os governantes que os cercavam trataram de desenhar a nacionalidade a partir de um tripé, fartamente composto por imagens oficiais do Estado: o rei, a natureza e seus naturais (entre escravos e indígenas). O desafio é, pois, analisar de que maneira imagens não só reproduzem (são produtos), mas ajudam a produzir o contexto em que se inserem.

Palavras-chave
Imagens; Iconografia; Segundo Reinado; Metodologia; Representação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com