Acessibilidade / Reportar erro

O OLHO DO ETNÓGRAFO1 1 Uma versão preliminar deste texto foi apresentada na forma de comunicação oral no seminário Saberes Surrealistas, realizando no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), nos dias 10 e 11 de setembro de 2007. Emerson Giumbelli, parceiro na organização do seminário, está na origem dessa reflexão. Dividi parte dessas notas, um pouco depois, com o grupo do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (Napedra/USP), coordenado por John C. Dawsey, a quem deixo registrado o meu agradecimento pelo interesse e sugestões. O artigo é parte do Proyecto de Investigación Inscripciones literarias de la ciencia: ámbitos interdiscursivos, transferencias conceptuales y procesos semióticos (ILICIA). Junta de Castilla y León, Ref. SA021A11-1, Universidade de Salamanca.

Resumo:

O artigo propõe uma leitura do texto do escritor e antropólogo Michel Leiris (1901-1990), "L'œil de l'ethnographe (à propos de la Mission Ethnographique Dakar-Djibouti)", publicado na revista Documents (1930, 7), e escrito pouco antes de sua primeira viagem de campo à África, quando ele integra a Missão Etnográfica e Linguística Dacar-Djibouti (1931-1933). Trata-se de exercitar um olhar aproximado sobre esse relato de viagem (ou sobre a viagem) antes de sua realização, pensando os seus rendimentos para uma reflexão sobre a viagem etnográfica, sobre o papel de Leiris na redação de Documents, na Paris do entre-guerras e sobre sua obra.

Palavras-chave:
Michel Leris; Viagem e etnografia; Documents; Viagem e autobiografia; L'œil de l'ethnographe

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com