Acessibilidade / Reportar erro

EXPERIÊNCIA SOCIAL E TEATRO MUSICAL ESTADUNIDENSE NOS PALCOS PAULISTANOS

Resumo

Na virada para o século XXI, espetáculos da Broadway passaram a ser largamente produzidos em diversos países. No Brasil, particularmente na cidade de São Paulo, as condições legislativas, os interesses empresariais e o fascínio de parcela da classe artística se combinaram e permitiram a criação de um sistema de montagens na cidade. Este texto esquadrinha os fatores sociais que considero essenciais para a abundante produção de musicais nos últimos anos. Estou particularmente interessado em descrever como determinados agentes orquestraram múltiplos procedimentos e interesses na ordernação de um cenário ímpar e profícuo que alterou a produção cênica da cidade. Minha aposta reside na compreensão do teatro como uma forma expressiva, um termômetro de desejos e práticas sociais.

Palavras-chave:
Experiência social; teatro musical; São Paulo; Broadway

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com