Acessibilidade / Reportar erro

A PERFORMATIVIDADE DA EXCLUSÃO E AS LUTAS POR INCLUSÃO: QUESTÕES DISTRIBUTIVAS A PARTIR DA TEORIA DE SISTEMAS SOCIAIS1 1 As teses aqui sustentadas foram apresentadas pela primeira vez em 6 de dezembro de 2012 por ocasião da jornada “Die gespaltene Gesellschaft: Sozialwissenschaftliche Perspektiven auf alte und neue soziale Ungleichheiten” [“A sociedade cindida: perspectivas das ciências sociais sobre velhas e novas desigualdades sociais”], da seção “Desigualdade social” da Sociedade Austríaca de Sociologia na Universidade Johannes Kepler, em Linz, Áustria. Originalmente escrito em alemão, com o título “Die Performativität der Exklusion und die Kämpfe um Inklusion: Verteilungsfragen anhand einer systemtheoretischen Unterscheidung”, o texto foi desde então amplamente reelaborado. Agradeço a Sérgio Costa, Andreas Fischer-Lescano, Marcelo Neves, Regina Kreide, Kolja Moeller e Johan Horst os solícitos apontamentos a uma versão prévia deste texto. Agradeço a Eduardo Altheman C. Santos a tradução do manuscrito original. Pelo apoio financeiro, agradeço a Fundação Alexander von Humboldt.

THE PERFORMATIVITY OF EXCLUSION AND STRUGGLES FOR INCLUSION: DISTRIBUTIVE QUESTIONS BASED ON SOCIAL SYSTEMS THEORY

Resumo

O artigo oferece uma autorreflexão crítica dentro da teoria de sistemas e examina programaticamente a seguinte questão: como a inclusão e a exclusão podem ser incorporadas a uma teoria do conflito cujo cerne é constituído de questões distributivas. Para tanto, propõe uma reinterpretação teórico-discursiva da forma inclusão/exclusão orientada para o conflito, de acordo com a qual a inclusão e a exclusão poderiam ser descritas como articulações políticas performativas, no sentido das teorias do discurso contemporâneas.

Palavras-chave
Conflito; inclusão; exclusão; teoria do discurso; teoria dos sistemas

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com