Acessibilidade / Reportar erro

SOBRE OS PRINCÍPIOS: RICARDO BENZAQUEN E O PENSAMENTO SOCIAL1 1 Agradeço a André Botelho a leitura cuidadosa e as sugestões, incluída a do título inspirado em nosso amigo e grande intelectual Arcadio Diaz Quiñones.

ON PRINCIPLES: RICARDO BENZAQUEN AND SOCIAL THOUGHT

Resumo

O objetivo do artigo é apontar a contribuição de Ricardo Benzaquen para o pensamento social por meio do estudo de seus métodos de análise. Optou-se por examinar, em particular, seus escritos sobre integralismo produzidos entre os anos 1970 e 1980 e o livro Guerra e paz: Casa-grande & senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30, publicado em 1994. São indicados pressupostos teóricos e encaminhamentos analíticos que balizam o trabalho do autor, e demonstra-se a consistente contribuição de Benzaquen à consolidação da área de pensamento social retomando o caminho trilhado por ele na definição de um método de análise que enriquece o conjunto de instrumentos disponíveis à reflexão dessa área.

Palavras-chave
Ricardo Benzaquen de Araújo; Plínio Salgado; Gilberto Freyre; pensamento social; questão racial

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com