Acessibilidade / Reportar erro

INTIMIDADE E MERCADO NO INSTAGRAM: TRABALHO RELACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE DENEGAÇÃO DO ECONÔMICO

ARTICLE TITLE: INTIMACY AND MARKET ON INSTAGRAM: RELATIONAL WORK AS A STRATEGY OF ECONOMIC DENIAL

Resumo

Este artigo explica como intimidade e mercado se encontram na rede social, sem que uma esfera contamine a outra. Para isso, desenvolvemos uma etnografia virtual, quando estudamos as postagens de cinco influenciadores que monetarizam a intimidade no aplicativo de imagens Instagram. Tendo como inspiração teórica conceitos de Viviana Zelizer, sobretudo a teoria das esferas separadas, dos mundos hostis e o trabalho relacional, argumentamos que a monetarização da intimidade pelos influencers no Instagram, só é possível porque é feita de forma eufemizada, ou seja, existe um sério trabalho relacional dos influenciadores para dissimular o econômico, com o objetivo de passar a ideia de espontâneo e despretensioso, a algo meticulosamente planejado, o que seria possível por meio da Denegação do econômico. Manter as fronteiras simbólicas entre a esfera da intimidade e do mercado seria uma estratégia para aceitação do mercado construído no Instagram.

Palavras-chave:
Intimidade; Mercado; Instagram; Trabalho relacional; Viviana Zelizer

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com