Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

A Saúde e Sociedade faz 20 anos. Para a produção e a divulgação científicas do campo da Saúde Coletiva/Saúde Pública, esse é um fato a ser comemorado. Manter-se por duas décadas editando sistematicamente os números regulares e os suplementos da revista é uma tarefa de árdua, superando desafios organizacionais, financeiros e editoriais. Particularmente para um projeto editorial compartilhado por uma associação civil " Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) "e uma instituição de ensino " Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP)", e que assumiu o desafio de articular o "mundo da produção acadêmica" e o "mundo dos serviços de saúde".

Ao comemorar os 20 anos da Saúde e Sociedade, comprovamos que essa aposta foi acertada, com todas as considerações que possam estar presentes nessa posição. A revista é hoje referência em sua linha editorial, editando quatro números regulares anuais e está presente nas principais bases de indexação de periódicos científicos das áreas da Saúde Coletiva e das Ciências Humanas e Sociais.

A diversidade e a complexidade de temas abordados e de experiências relatadas pela Saúde e Sociedade vêm contribuindo substantivamente para o "saber" e o "saber fazer" da Saúde Pública/Coletiva, promovendo o diálogo em nossa sociedade e fazendo interface com outras realidades sociais de autores de outros países.

O primeiro número de 2011 reflete bem o conteúdo da Saúde e Sociedade, isto é, apresenta artigos originados do II Encontro Paulista de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, reforçando a valorização que pretendemos dar a publicação de trabalhos que façam a interface desse campo com a saúde, e artigos que trazem resultados de pesquisa e relatos de experiências sobre temas e questões importantes para as práticas e a produção do conhecimento da Saúde Pública/Coletiva.

Nessa perspectiva, os artigos focalizam em suas diferentes abordagens conceituais e metodológicas o tema da violência e as situações de vulnerabilidades em diferentes grupos " mulheres, crianças e adolescentes " na perspectiva dos sujeitos expostos e na dos profissionais de saúde. A problemática da dengue também é discutida em outros artigos, um deles apresentando a realidade da sociedade Argentina. Para completar esse número, contribuem os demais textos sobre a saúde do homem, a relação usuário e serviços de urgência e o tema de redes sociais no campo da saúde.

Parabéns a Saúde e Sociedade e feliz 2011 a todos!

Nivaldo Carneiro Junior

Pelo Conselho Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Abr 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2011
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br