Acessibilidade / Reportar erro

Singular ou plurais? Diversificação dos percursos/processos de iniciação sexual de jovens brasileiros.as1 1 A linguagem é uma importante dimensão política. Assim, optamos por utilizar a grafia os.as em palavras que necessitam de flexão de gênero com o intuito de romper (ao menos) no plano textual com a universalização dos sujeitos pela linguagem no masculino (Loison; Perrier; Noûs, 2020).

Resumo

Este artigo discute os processos de entrada na sexualidade com parceiro.a, abordando questões relativas às permanências e/ou às mudanças das relações de gênero e moralidade que circunscrevem o exercício da sexualidade nesta etapa da vida. São utilizados dados oriundos da pesquisa socioantropológica multisituada “Jovens da era digital”, em que foram entrevistados 194 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, a respeito de suas trajetórias afetivo-sexuais, entre os anos de 2021 e 2022 - período imediatamente posterior ao arrefecimento do número de mortes da pandemia de covid-19. Neste texto, nos dedicamos a refletir sobre o processo de socialização para a sexualidade a partir de três casos biográficos, os quais aportam uma riqueza de dimensões e de especificidades que nos impelem a argumentar em termos de diversificação dos processos juvenis na socialização para sexualidade na contemporaneidade.

Palavras-chave:
Adolescente; Jovem Adulto; Sexualidade; Gênero; Socialização de Gênero

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br