Nascimento et al., 2018NASCIMENTO, V. et al. Burnout Syndrome among Dental professors: a cross-sectional study. Revista da ABENO, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 62-71, 2018.
|
|
Cladellas-Prós, Castelló-Tarrida; Parrado-Romero, 2018CLADELLAS, P.; CASTELLÓ, T.; PARRADO, R. Satisfacción, salud y estrés laboral del profesorado universitario según su situación contractual. Revista de Salud Pública, Bogotá, v. 20, n. 1, p. 53-59, 2018. DOI: 10.15446/rsap.v20n1.53569 https://doi.org/10.15446/rsap.v20n1.5356...
|
|
Sousa et al., 2018SOUSA, A. et al. Estresse ocupacional e qualidade do sono em docentes da área da saúde. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, n. 1, p. 1-8, 2018.
|
|
Carlotto; Câmara, 2017CARLOTTO, M.; CÂMARA, S. Riscos psicossociais associados à síndrome de burnout em professores universitários. Avances en Psicología Latino Americana, Bogotá, v. 35, n. 3, pp. 447-457, 2017. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4036 https://doi.org/10.12804/revistas.urosar...
|
|
Nazari et al., 2016NAZARI, H. et al. The prevalence of job stress and its relationship with burnout syndrome among the academic members of lorestan university of medical sciences. Journal of Caring Sciences, South Shariati, v. 5, n. 1, p. 75-84, 2016. DOI:10.15171/jcs.2016.008 https://doi.org/10.15171/jcs.2016.008...
|
- Estudos com amostras representativas e heterogêneas em diferentes regiões do Brasil. |
Pu; Ma; Sang, 2016 |
- Estudos longitudinais. |
Ferreira et al., 2015FERREIRA, R. et al. Transtorno Mental Comum e estressores no trabalho entre professores universitários da área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. supl. 1, p. 135-155, 2015. DOI: 10.1590/1981-7746-sip00042 https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip000...
|
- Estudos comparativos incluindo professores de universidades públicas e privadas. |
Tavares et al., 2014TAVARES, J. et al. Prevalência de distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes. Escola Anna Nery, Salvador, v. 18, n. 3, p. 407-414, 2014.
|
- Estudos que abordem diferentes domínios (sociodemográficas, trabalho, comportamentos de risco). |
Camargo et al., 2013CAMARGO, E. et al. Estresse percebido, comportamentos relacionados à saúde e condições de trabalho de professores universitários. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 31, n. 75, p. 589-597, 2013.
|
- Estudos com análises sobre gestão de risco, impactos das mudanças da prática de ensino no nível superior e precarização do trabalho. |
Costa et al.,2013COSTA, L. et al. Prevalência da Síndrome de Burnout em uma amostra de professores universitários brasileiros. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 636-642, 2013. DOI: 10.1590/S0102-79722013000400003 https://doi.org/10.1590/S0102-7972201300...
|
|
Tavares et al.,2012TAVARES, J. et al. Distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes de universidades. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 1-8, 2012. DOI: 10.1590/S0104-11692012000100023 https://doi.org/10.1590/S0104-1169201200...
|
|
Biron; Brun; Ivers, 2008BIRON, C.; BRUN J-P.; HANS I. Extent and sources of occupational stress in university staff. Work, [s.l.], v. 30, n. 4, p. 511-522, 2008.
|
|
Winefield; Jarrett, 2001WINEFIELD A.; JARRETT, R. Occupational stress in university staff. International Journal of Stress Management , v. 8, n. 4, p. 285-298, 2001. DOI: 10.1023/A:1017513615819 https://doi.org/10.1023/A:1017513615819...
|
|
Autores(as) |Ano |
LACUNAS PARA DEBATE |
Mascarenhas; Araújo; Santos, 2013MASCARENHAS, M.; ARAÚJO, T.; SANTOS, K. Transtornos mentais comuns em docentes universitários de uma instituição de ensino pública na Bahia. Advir, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 74-89, 2013.
|
- Debate sobre os aspectos do trabalho docente e seus efeitos sobre a saúde desses(as) trabalhadores(as). |
Dalagasperina; Monteiro, 2014DALAGASPERINA, P.; MONTEIRO, J. Preditores da síndrome de burnout em docentes do ensino privado. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p. 265-275, 2014. DOI: 10.1590/1413-82712014019002011 https://doi.org/10.1590/1413-82712014019...
|
- Debates envolvendo diversas esferas (instituição de ensino e comunidade/ instituição de ensino e professores/ instituição de ensino e discentes) para discussões sobre temas como educação, respeito, cidadania e efeitos do estresse. |
Autores(as) | Ano |
GESTÃO DAS UNIVERSIDADES |
Colacion-Quiros; Gemora, 2016COLACION, Q.; GEMORA, R. Causes and effects of stress among faculty members in a state university. Asia Pacific Journal of Multidisciplinary Research, Batangas, v. 4, n. 1, p. 18-27, 2016.
|
|
Pan et al., 2015PAN, B. et al. Factors associated with job satisfaction among university teachers in northeastern region of China: A cross-sectional study. International journal of environmental research and public health, Basel, v. 12, n. 1, p. 12761-12775, 2015.
|
|
Dalagasperina; Monteiro, 2014DALAGASPERINA, P.; MONTEIRO, J. Preditores da síndrome de burnout em docentes do ensino privado. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p. 265-275, 2014. DOI: 10.1590/1413-82712014019002011 https://doi.org/10.1590/1413-82712014019...
|
|
Tavares et al., 2014TAVARES, J. et al. Prevalência de distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes. Escola Anna Nery, Salvador, v. 18, n. 3, p. 407-414, 2014.
|
|
Shen et al., 2014SHEN, X. et al. The association between occupational stress and depressive symptoms and the mediating role of psychological capital among Chinese university teachers: a cross-sectional study. BMC Psychiatry, Berlin, v. 14, n. 1, p. 329, 2014. DOI: 10.1186/s12888-014-0329-1 https://doi.org/10.1186/s12888-014-0329-...
|
|
Camargo et al., 2013CAMARGO, E. et al. Estresse percebido, comportamentos relacionados à saúde e condições de trabalho de professores universitários. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 31, n. 75, p. 589-597, 2013.
|
- Utilizar dados produzidos nos estudos como importantes subsídios para gestão das universidades, assumindo novas práticas considerando o sistema público de ensino e as demandas que são impostas à(ao) trabalhador(a). |
Costa et al., 2013COSTA, L. et al. Prevalência da Síndrome de Burnout em uma amostra de professores universitários brasileiros. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 636-642, 2013. DOI: 10.1590/S0102-79722013000400003 https://doi.org/10.1590/S0102-7972201300...
|
- Gestores das universidades e representantes sindicais visibilizem a situação de saúde mental dos docentes |
Shen et al., 2014SHEN, X. et al. The association between occupational stress and depressive symptoms and the mediating role of psychological capital among Chinese university teachers: a cross-sectional study. BMC Psychiatry, Berlin, v. 14, n. 1, p. 329, 2014. DOI: 10.1186/s12888-014-0329-1 https://doi.org/10.1186/s12888-014-0329-...
|
- Promover e responsabilizar-se pelas medidas adequadas de intervenção. |
Camargo et al., 2013CAMARGO, E. et al. Estresse percebido, comportamentos relacionados à saúde e condições de trabalho de professores universitários. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 31, n. 75, p. 589-597, 2013.
|
- Dar maior apoio no que se refere às questões administrativas nas instituições privadas e dispor de menor número de alunos por turma. |
Costa et al., 2013COSTA, L. et al. Prevalência da Síndrome de Burnout em uma amostra de professores universitários brasileiros. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 636-642, 2013. DOI: 10.1590/S0102-79722013000400003 https://doi.org/10.1590/S0102-7972201300...
|
- Prover meios para aumentar os níveis de satisfação docentes, tanto financeiramente quanto academicamente |
Mascarenhas; Araújo; Santos, 2013MASCARENHAS, M.; ARAÚJO, T.; SANTOS, K. Transtornos mentais comuns em docentes universitários de uma instituição de ensino pública na Bahia. Advir, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 74-89, 2013.
|
- Oferecer atenção especial para aspectos do uso da voz, postura corporal, desgaste psíquico, infraestrutura, processo e organização do trabalho. |
Sun; Wu; Wang, 2011SUN, W.; WU H.; WANG, L. Occupational stress and its related factors among university teachers in China. Journal of Occupational Health, Tóquio, v. 53, n. 1, p. 280-286, 2011. DOI: 10.1539/joh.10-0058-oa https://doi.org/10.1539/joh.10-0058-oa...
|
- Adotar tarefas conjuntas entre docentes, discentes, instituição de ensino, família e sociedade em geral. |
Sousa; Mendonça, 2009SOUSA, I.; MENDONÇA, H. Burnout em professores universitários: impacto de percepções de justiça e comprometimento afetivo. Psicologia: Teoria. e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 499-508, 2009. DOI: 10.1590/S0102-37722009000400005 https://doi.org/10.1590/S0102-3772200900...
|
|
Biron; Brun; Ivers, 2008BIRON, C.; BRUN J-P.; HANS I. Extent and sources of occupational stress in university staff. Work, [s.l.], v. 30, n. 4, p. 511-522, 2008.
|
|
Araújo et al., 2005ARAÚJO, T. et al. Mal-estar docente: avaliação de condições de trabalho e saúde em uma instituição de ensino superior. Revista Baiana Saúde Pública, Salvador, v. 29, n. 1, p. 6-21, 2005. DOI: 10.22278/2318-2660.2005.v29.n1.a108 https://doi.org/10.22278/2318-2660.2005....
|
|
Leung; Siu; Spector, 2000LEUNG, T.-W.; SIU, O.-L.; SPECTOR, P. Faculty stressors, job satisfaction, and psychological distress among university teachers in Hong Kong: The role of locus of control. International Journal of Stress Management, Washington DC, v. 7, n. 2, p. 121-138, 2000. DOI: 10.1023/A:1009584202196 https://doi.org/10.1023/A:1009584202196...
|
|
Cooper; Kelly, 1993COOPER, C.; MIKE, K. Occupational stress in head teachers: A national UK study. British Journal of Educational Psychology , Londres, v. 63, n. 1, p. 130-143, 1993.
|
|
Autores(as) | Ano |
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
Carlotto; Câmara, 2017CARLOTTO, M.; CÂMARA, S. Riscos psicossociais associados à síndrome de burnout em professores universitários. Avances en Psicología Latino Americana, Bogotá, v. 35, n. 3, pp. 447-457, 2017. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4036 https://doi.org/10.12804/revistas.urosar...
|
Preventivas
|
Colacion-Quiros; Gemora, 2016COLACION, Q.; GEMORA, R. Causes and effects of stress among faculty members in a state university. Asia Pacific Journal of Multidisciplinary Research, Batangas, v. 4, n. 1, p. 18-27, 2016.
|
- Promoção da saúde no cotidiano laboral com novos meios que proporcionem redução de estressores laborais e promova bem-estar durante a jornada de trabalho. |
Nazari et al., 2016NAZARI, H. et al. The prevalence of job stress and its relationship with burnout syndrome among the academic members of lorestan university of medical sciences. Journal of Caring Sciences, South Shariati, v. 5, n. 1, p. 75-84, 2016. DOI:10.15171/jcs.2016.008 https://doi.org/10.15171/jcs.2016.008...
|
- Implementar medidas para aumentar entusiasmo, resiliência, otimismo e aliviar a tensão laboral. |
Pan et al., 2015PAN, B. et al. Factors associated with job satisfaction among university teachers in northeastern region of China: A cross-sectional study. International journal of environmental research and public health, Basel, v. 12, n. 1, p. 12761-12775, 2015.
|
Ações sobre as Condições Laborais
|
Kataoka et al., 2014KATAOKA, M. et al. Occupational stress and its related factors among university teachers in Japan. Health, Los Angeles, v. 6, n. 5, p. 299-305, 2014. DOI: 10.4236/health.2014.65043 https://doi.org/10.4236/health.2014.6504...
|
- Horários de trabalho flexíveis; reconhecer contribuição docente para instituição, investir em financiamentos para pesquisas, oportunizar as progressões de carreira, incentivar o envolvimento dos professores nas tomadas de decisões institucionais, avaliar sinais precoce de adoecimento; considerar o controle sobre o trabalho e demanda psicológica no contexto do estrese laboral; considerar eventos de vida estressores. |
Tavares et al., 2014TAVARES, J. et al. Prevalência de distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes. Escola Anna Nery, Salvador, v. 18, n. 3, p. 407-414, 2014.
|
Treinamentos
|
Tavares et al., 2012TAVARES, J. et al. Distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes de universidades. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 1-8, 2012. DOI: 10.1590/S0104-11692012000100023 https://doi.org/10.1590/S0104-1169201200...
|
- Nas áreas de gerenciamento de tempo, desenvolvimento de habilidades interpessoais, utilização de estratégias de enfrentamento mais adaptativas, técnicas para gerenciar o estresse. |
Caran et al., 2011CARAN, V. et al. Riscos ocupacionais psicossociais e sua repercussão na saúde de docentes universitários. Revista enfermagem, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 255-261, 2011.
|
Apoio Social
|
Zhong et al., 2009ZHONG, J. et al. Job stress, burnout, depression symptoms, and physical health among chinese university teachers. Psychological Reports, Thousand Oaks, v. 105, n. 3, p. 1248-1254, 2009. DOI:10.2466/pr0.105.3F.1248-1254 https://doi.org/10.2466/pr0.105.3F.1248-...
|
- Assegurar maior autonomia. |
Sousa; Mendonça, 2009SOUSA, I.; MENDONÇA, H. Burnout em professores universitários: impacto de percepções de justiça e comprometimento afetivo. Psicologia: Teoria. e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 499-508, 2009. DOI: 10.1590/S0102-37722009000400005 https://doi.org/10.1590/S0102-3772200900...
|
- Aproximar metas individuais das organizacionais no trabalho docente universitário. |
Alpoz et al., 2008ALPÖZ, E. et al. Burnout syndrome in a dentistry faculty: effect of sociodemographic and academic factors. Hacettepe Üniversitesi Diş HekimligI Fakültesi, Ancara, v. 32, n. 3, p. 18-28, 2008.
|
- Investir nas relações interpessoais de qualidade no ambiente de trabalho. |
Otero-López; Mariño; Bolaño, 2008OTERO-LÓPEZ, J.; MARIÑO, M., BOLAÑO, C. An integrating approach to the study of burnout in University Professors. Psicothema, Oviedo, v. 20, n. 4, p. 766-772, 2008.
|
- Apoiar professoras(es) mais jovens, pois apresentaram maior chance de adoecimento mental. |
Schindler et al., 2006SCHINDLER, B. et al. The Impact of the changing health care environment on the health and well-being of faculty at four medical schools. Academic medicine: journal of the Association of American Medical Colleges, Washington, DC, v. 81, n. 1, p. 27-34, 2006. DOI: 10.1097/00001888-200601000-00008 https://doi.org/10.1097/00001888-2006010...
|
- Estimular as redes de apoio social (família e amigos) e reforçar a crença do positivismo (otimismo). |
Winefield; Jarrett, 2001WINEFIELD A.; JARRETT, R. Occupational stress in university staff. International Journal of Stress Management , v. 8, n. 4, p. 285-298, 2001. DOI: 10.1023/A:1017513615819 https://doi.org/10.1023/A:1017513615819...
|
Serviços de Saúde
|
Abouserie, 1996ABOUSERIE, R. Stress, Coping Strategies and Job Satisfaction in University Academic Staff. Educational Psychology, London, v. 16, n. 1, p. 49-56,1996. DOI: 10.1080/0144341960160104 https://doi.org/10.1080/0144341960160104...
|
- Implantar/Manter serviço de saúde comprometido com a saúde da comunidade acadêmica. |
Cooper; Kelly, 1993COOPER, C.; MIKE, K. Occupational stress in head teachers: A national UK study. British Journal of Educational Psychology , Londres, v. 63, n. 1, p. 130-143, 1993.
|
- Disponibilizar suporte médico e psicológico com programas de aconselhamento e apoio garantindo um(a) trabalhador(a) produtivo(a) e estável. |