Acessibilidade / Reportar erro

Vulnerabilidade e tuberculose no Rio de Janeiro 1 1 Este artigo resulta de um doutorado em Sociologia aprovado pela Universidade de Coimbra, Portugal. A pesquisadora beneficiou de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal, co-financiada pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), Fundo Social Europeu. A investigação foi aprovada pelo Comité de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz, Brasil, com o processo 51/2009. Não há conflitos de interesse a declarar.

Este artigo pretende compreender a causalidade social da tuberculose no Rio de Janeiro. Este é um dos Estados brasileiros com maior incidência da doença. Seguimos a história de Paulo, um paciente que recebeu cuidados no ambulatório de referência para a tuberculose multirresistente. Para fazer sentido da sua história, pensaremos nela por meio do conceito de vulnerabilidade das condições de vida. Junto com Sabroza (2006), argumentamos que essa vulnerabilidade é a expressão coletiva da inserção econômica de um segmento populacional crescente no Rio de Janeiro no atual sistema capitalista técnico-científico-informacional (Santos, 2002). Os limites dos serviços de saúde agravam a vulnerabilidade das condições de vida, tornando o tratamento difícil. Propomos pensar e agir sobre a tuberculose no nível coletivo, através de ações intersetoriais. Pretendemos, assim, contribuir para os debates atuais sobre a determinação social da tuberculose, e informar ações que possam reduzir significativamente o sofrimento associado a esta e outras doenças com causas semelhantes.

Tuberculose; Tuberculose multirresistente; Vulnerabilidade; Saúde coletiva; Causalidade social


Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br