Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho e saúde do trabalhador em tempos de pandemia no Brasil: notas críticas sobre o caos1 1 Uma versão preliminar deste ensaio, aqui revista e ampliada, foi apresentada na XXI Jornada do Trabalho, evento virtual realizado entre os dias 03 e 10 de novembro de 2021 e sediado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Work and occupational health during the pandemic in Brazil: critical notes on the chaos

Resumo

Como grande marco da história mundial contemporânea, a pandemia da covid-19 não constitui apenas uma crise sanitária, mas uma das mais graves crises humanitárias, desde o século passado. No Brasil, o deflagrar da pandemia impulsionou as crises econômica e política já antes em curso, engendrando uma situação de caos social de proporções inauditas, com destaque para os problemas do desemprego e da precarização do trabalho. Nesse contexto, e adotando o prisma socioespacial, este trabalho se propõe a desconstruir as narrativas que, por um lado, tratam do fenômeno como uma fatalidade biológica, naturalizando-o e, por outro, atribuem a ele a maior parte (senão todas) das mazelas enfrentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras, no presente.

Palavras-chave:
Pandemia da covid-19; Precarização do Trabalho; Saúde do Trabalhador; Brasil

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br