Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Ao trazer, neste terceiro número de 2005, a transdisciplinaridade como tema de discussão, a Comissão Editorial da Saúde e Sociedade reconhece a ampliação das características desse campo tradicionalmente considerado como multi e interdisciplinar. A diversidade de focos e a riqueza das interpretações que os autores trazem, no conjunto dos quatro artigos aqui publicados, podem ser observadas no Editorial Especial que a Professora Augusta Thereza de Alvarenga, uma de nossas editoras, apresenta.

Partilhando com a transdisciplinaridade o espaço deste número, outros trabalhos permitem ampliar nosso âmbito de contribuição à área, pela diversidade dos temas e qualidade com que são igualmente abordados.

Este é o caso do artigo de Jaqueline Ferreira que foca o Programa de Humanização da Saúde do Ministério da Saúde procurando demonstrar como, pela sua natureza, tal proposta demanda dos profissionais de saúde a conversão da dimensão técnica, que caracteriza seu trabalho, à uma dimensão relacional.

O trabalho de Alessandra Barros analisa o discurso do governo federal na propaganda em favor da inclusão de alunos em escolas regulares da rede de ensino. Aponta na análise não somente a posição ambígua do governo, mas igualmente desnaturaliza palavras de ordem que nele identifica.

No artigo de Davi Rumel, Maristela Sisson, Zuleica Patrício e Claudia Moreno, o leitor dispõe do relato sobre a experiência de uma coleta contínua de dados, voltados à mensuração de alguns determinantes de saúde, como estratégia para adquirir e disseminar informações para que a cidade de Calgary, no Canadá, se tornasse um município saudável.

Também nesse número encontra lugar o estudo de Tatiana Almeida e Maria Isabel Vianna, que realizam uma revisão da literatura sobre exposições ocupacionais e seus efeitos na saúde bucal onde destacam a importância dos dados epidemiológicos no planejamento de programas de saúde bucal do trabalhador.

Com a diversidade de temas aqui apresentados e qualidade das abordagens, esta comissão considera ter mais uma vez colocado a Saúde e Sociedade como espaço de divulgação ao avanço de nosso campo de conhecimento e de práticas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Abr 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br