Acessibilidade / Reportar erro

O papel da agricultura urbana e periurbana na segurança alimentar global do pós-guerra à crise da covid-19: novas perspectivas em justiça alimentar, saúde global e sustentabilidade1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) a partir da bolsa de doutorado direto concedida à Bertolini no Programa de Pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade(Nº do processo: 88887.615675/2021-00). ,2 2 O artigo é uma versão atualizada e revista do capítulo original “Entrelaçamentos entre a segurança alimentar e nutricional, pandemia de Covid-19 e sustentabilidade” - BERTOLINI, A. M.; JAIME, P. C.; DI GIULIO, G publicado em VENTURA, D. F. L.; RIBEIRO, H. (Orgs.) As múltiplas dimensões da crise de Covid-19: perspectivas críticas da Saúde Global e Sustentabilidade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2023 As autoras agradecem às organizadoras do livro pela autorização para publicação.

Resumo

A atual sindemia global, amplificada pela pandemia de covid-19, evidencia o colapso dos sistemas alimentares atuais. As iniciativas de agricultura urbana e periurbana (AUP) têm sido reconhecidas como estratégias de oposição ao modelo de sistema alimentar dominante, a partir de seus múltiplos impactos positivos. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a evolução do conceito de segurança alimentar e nutricional (SAN) no âmbito internacional, desde sua proposição (no pós-Segunda Guerra Mundial) até a crise da covid-19, compreendendo quais as contribuições a AUP ocupa nesta agenda. Para isso, o documento estrutura-se a partir de uma revisão crítica de literatura. O campo da SAN evoluiu e foram incluídas diferentes dimensões à sua caracterização, contudo, as respostas institucionais concentram-se em momentos de crise, cujos impactos incidem sobre ela e privilegiam a manutenção de sistemas alimentares globalizados e insustentáveis. Já as práticas de AUP aparecem com picos de ascensão e declínio, a medida em que suas contribuições ganham vão ganhando novos contornos, evoluindo junto com a agenda de SAN. Na perspectiva de ampliar e somar às discussões atuais sobre SAN e AUP, discute-se, finalmente, a necessidade de incorporação dos conceitos de justiça, saúde global e de uma visão multidimensional sobre sustentabilidade.

Palavras-chave:
Sindemia global; covid-19; Segurança alimentar e nutricional; Agricultura urbana e periurbana

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br