Acessibilidade / Reportar erro

As exigências cognitivas e a complexidade do trabalho para o agricultor urbano: um estudo de caso1 1 Agradecimentos ao Instituto Federal Catarinense (IFC) pelo apoio financeiro para a realização do projeto.

The cognitive demands and the complexity of work for the urban farmers: a case study

Resumo

O trabalho na agricultura vem aumentando as exigências impostas ao trabalhador com o uso de tecnologias. Porém, para atividades agrícolas onde o incremento do uso de tecnologias é limitado, como na agricultura urbana orgânica, pouco se sabe sobre a carga cognitiva da atividade. Atualmente, não há registros de estudos sobre a carga cognitiva de trabalhadores da agricultura urbana orgânica, mesmo porque esse ainda é um movimento tímido. A importância deste estudo reside no fato de aumentar o conhecimento e as informações sobre esta população para fomentar o desenvolvimento da área. O objetivo deste artigo foi relatar as exigências cognitivas impostas a estes trabalhadores de forma a identificar a complexidade do seu trabalho. Para isso, realizou-se um estudo de caso com agricultores urbanos que utilizam práticas orgânicas, comercializam seus produtos e fazem dessa sua atividade econômica principal. Os achados comprovam que a carga cognitiva é elevada, contribuindo para um trabalho complexo para estes agricultores. Assim, a importância em ampliar os estudos para validar as informações encontradas e contribuir para a construção de políticas públicas efetivas é urgente.

Palavras-chave:
Agricultor Urbano; Agricultor Orgânico; Carga Cognitiva

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br