Acessibilidade / Reportar erro

Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores

Implementation and development of education nucleus: the perception of the coordinators

Resumo

Objetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas.

Palavras-chave:
Educação Permanente em Saúde; Aprendizagem Significativa; Metodologias Ativas

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br