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Refletindo a formação interdisciplinar na pós-graduação

Reflecting about interdisciplinary post-graduation education

Este texto discute a formação interdisciplinar na pós-graduação na perspectiva de orientadores com formação em Ciências Sociais e Humanas em Saúde e orientandos com formação em saúde. Serão apresentadas dificuldades inerentes à pós-graduação em geral e especificamente para os profissionais de saúde. Serão discutidas algumas tensões referentes à produção de conhecimento a partir de olhares disciplinares distintos. Há um diálogo necessário entre o orientador, para o qual a formação teórica ocupa lugar primordial, e o orientando, cuja prática se pauta cotidianamente na intervenção. O diálogo teórico entre orientador e orientando é assimétrico em vários aspectos e implica em tensões morais e éticas para ambos. O termo de Geertz (2001), "ironia antropológica", é utilizado para pensar a relação orientador/orientando neste contexto. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre possíveis posturas nessa relação e suas respectivas expectativas. É necessário um debate que discuta as contribuições efetivas do conhecimento fruto dessa relação e o que se pretende como pesquisa interdisciplinar.

Pós-graduação; Pesquisa; Formação; Interdisciplinaridade


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