Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Constitui uma clara obviedade colocar que o mundo moderno se caracteriza, entre outras coisas, pela quantidade, qualidade e velocidade das mudanças em todas as áreas: da vida profissional, da vida cotidiana, da C & T , dos sistemas produtivos e de todos os sistemas e sub-sistemas conexos.

A difusão da produção científica de um determinado campo de estudos, como é caso da Saúde Pública e da Saúde Coletiva requer, por certo, constantes mudanças visando não apenas tornar esta produção mais acessível, mas também fazer com que a fruição do conhecimento seja algo mais agradável, mais esteticamente compensador: todo conhecimento deve, por certo, ser útil, correto, inovador mas também, porque não, belo.

Saúde e Sociedade mudou de forma, ficou mais bonita, mas também mais funcional e mais 'emparelhada' às publicações similares.

Revistas, como as pessoas, têm vida e fases da vida. Digamos que Saúde e Sociedade mudou de fase e não apenas de roupa ou de modo de se vestir. Caminha em direção à maturidade, própria de uma publicação consolidada no campo da Saúde, e decidida a subir no ranking das publicações científicas, resguardando o compromisso com seus princípios fundantes:

• "divulgar um tipo de reflexão científica, rigorosa mas de caráter mais ensaístico;

• incitar a polêmica, de sorte a que se instaure, entre os profissionais do campo, um saudável clima de debate de idéias, propostas e práticas;

• abrir maior espaço para áreas das ciências humanas cuja contribuição ao campo da Saúde Pública/Coletiva apresente-se como primordial;

• promover a divulgação de práticas inovadoras, em fase de proposta ou de desenvolvimento nos Serviços de Saúde, que venham enriquecer o debate no campo "* * Editorial. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 1, n.1, p. 1. 1992.

Cumpre, nesta caminhada, agradecer, bastante, a muita gente que, de variadas maneiras, ajudou a Revista a sobreviver e a se consolidar, como Amélia Cohn, Ângela Cuenca, Elisa da Rocha, Emerson Mehry, José da Rocha Carvalheiro, Márcia Salem, Maria da Penha Costa Vasconcelos, Maria Lúcia Soboll, Maria Teresinha Dias de Andrade, Margareth Peraçoli, Paulo Eduardo M. Elias, Solange L'Abatte.

Registro especial de agradecimento para o Carvall, responsável por nossas capas todas e também por esta nova capa.

E, finalmente, queremos agradecer a você, leitor, razão maior de ser de toda publicação, esperando tê-lo, por longo tempo ainda, em nossa companhia.

  • *
    Editorial.
    Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 1, n.1, p. 1. 1992.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      17 Abr 2008
    • Data do Fascículo
      Jun 2003
    Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: saudesoc@usp.br