1. Ivan Jaramillo, Consultor FESCOL |
Universal |
Seguro complementar |
Contribuições dos trabalhadores e empregados |
Agências seguradoras privadas |
Concorrência entre prestadores privados e públicos financeiramente autônomos |
Seguro de população objeto de assistência pública |
Recursos de municípios e departamentos, impostos. Co-pagamento |
Fundos públicos locais e seccionais de saúde |
|
|
|
|
|
|
2. Guillermo Olano, acessor do Ministério, trabalhou na Comissão Constitucional e posteriormente participou da Fundação Corona |
Seguro de Saúde Nacional - SESANA |
Seguro complementar |
Trabalhadores 33,3% |
Entidades seguradoras que contratam ofertantes de serviços médicos para seus vinculados. |
Entidades autônomas que vendem serviços de saúde. |
Enfoque na prevenção, atenção básica. Rede privada complementar de serviços médicos (pré-paga). |
Seguro da população objeto de assistência pública |
Empregador 66,6% |
Co-pagamento segundo classificação socioeconômica do usuário. |
Agências locais descentralizadas |
Plano de benefícios baseado nas necessidades e recursos disponíveis, desenhado em nível local entre comunidades e autoridades locais. |
Subsídios do Estado à demanda para seguro das famílias pobres. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. Hugo López Castano, Centro Investigações econômicas Universidade de Antioquia para o ISS |
Contra seguradoras privadas, porque estas prefeririam as famílias com maiores ingressos, menos pessoas por família, menos doenças. |
Seguro complementar |
Impostos gerais progressivos, onde os ricos paguem mais, gerando subsídio para os pobres. |
Monopólio segurador estatal |
Concorrência na prestação de serviços de saúde entre entidades públicas e privadas |
Seguro da população objeto de assistência pública |
|
Os ricos comprariam uma apólice de seguros de saúde |
|
|
|
|
|
|
|
|
4. Antonio Yepes Parra, constituinte liberal Comissão Constitucional de Seguridade Social |
Seguro obrigatório de saúde integral. |
Seguro de saúde universal |
Contribuição dos trabalhadores dos setores público e privado. |
Fundos municipais de saúde. |
Entidades públicas, privadas ou do setor solidário |
Contribuições dos trabalhadores informais. |
Orçamentos da nação e departamentos, além de impostos |
|
|
|
|
|
|
5. Carlos A. Agudelo, Vice-ministro de saúde |
Orientação na prevenção e promoção. Plano de beneficio segundo perfil epidemiológico do País e das regiões. |
Seguro universal |
Contribuições dos trabalhadores ⅓ e empregadores ⅔. |
Concorrência de agências seguradoras públicas de nível municipal ou seccional e seguradoras privadas |
Concorrência de provedores de serviços. |
Contribuições de trabalhadores informais, empresas de economia familiar e rural. |
Recursos do Estado por meio de subsídios |
Co-pagamento |
|
|
|
|
|
|
6. Julio Colmenares, consultor do Ministério de Saúde |
Sistema integral de seguridade. |
Prestação de serviços básicos gratuitos. |
Contribuições de famílias de trabalhadores |
Fundo, caixa ou banco em nível local que vinculará os usuários. Fundo, caixa ou banco em nível nacional que receberá contribuições dos fundos locais, funcionara como ressegurador |
Empresas públicas ou privadas |
Social formado por sistema nacional de saúde e sistema nacional de previsão social |
Não descreve seguro privado |
Recursos da Ecosalud. |
|
|
|
|
|
|
7. Jorge Michelsen (assessor ISS), Mauricio Restrepo, (subdiretor ISS) Gabriel Uribe (assessor ISS) Jorge Castellanos, consultor OPS |
Seguro obrigatório de saúde Integral. Diferencia serviços de saúde pessoais de não pessoais, estes últimos não seriam objetivo do seguro. |
Universalização de seguro de saúde. |
Contribuições da população economicamente ativa, trabalhadores formais, informais e independentes. |
Conselho municipal de saúde administrada por secretaria municipal de saúde ou prefeitura. O conselho terá representantes dos médicos, usuários, empregadores e trabalhadores, governo municipal e departamental. |
Entidades de saúde públicas autônomas, entidades privadas profissionais independentes |
Não descreve seguros complementares de saúde |
Subsídios estatais para população pobre. Ecosalud. |
Atenção em promoção, prevenção, cura e reabilitação por níveis de atenção e por entidades territoriais |
|
|
|
|
|
|
8. Alvaro Cardona, representante da união patriótica na Comissão Constitucional de Seguridade Social |
Seguro nacional de saúde. Promoção, prevenção, atenção, reabilitação, controle de fatores de risco e fortalecimento de fatores protetores |
Regime único de seguro em nível nacional |
Contribuições de trabalhadores assalariados e independentes. |
Entidade pública departamental ou regional. |
Empresas públicas ou privadas devem prestar serviços de saúde integrais com enfoque em saúde da família. |
Conselhos regionais e nacional de Seguridade Social que definem políticas e coordenam as ações. |
Contribuição do governo para as pessoas desempregadas e dependentes. |
Fundo de solidariedade regional, fundo de crédito ao fomento e desenvolvimento da infraestrutura física e tecnológica |
Participação de beneficiários na estrutura administrativa de todas as empresas prestadoras. |
Co-pagamento |
|
|
|
|
|
|
|
9. Departamento Nacional de Planejamento. Documento de Trabalho, 15 de Janeiro de 1992 |
Plano único de benefícios. |
Seguro universal |
Vinculação por grupos: grêmios, empresas, grupos associativos. |
Entidades asseguradoras em saúde, públicas e privadas. |
Hospitais públicos autônomos e entidades privadas |
Questionários de focalização para vinculação de famílias pobres |
Fundo nacional de compensação que ressegura contingências e apóia solidariedade do sistema. |
|
Recursos fiscais, Ecosalud, orçamento departamental e municipal. |
Contribuições de trabalhadores, empregadores e trabalhadores independentes. |