Organização realizadora |
Área da Secretaria Municipal de Saúde-RJ em parceria com ONG local. |
ONG externa em parceria com de ONG local. |
Profissionais envolvidos |
28 funcionários (5 coordenadoras de campo, professor de educação física, diversos profissionais de saúde e da assistência social, além de formadores externos). |
1 coordenadora executiva; 1 coordenadora de campo; equipe de avaliação; equipe de comunicação para elaboração de campanha. |
Número de jovens da comunidade envolvidos |
85: 15 monitores que participaram da primeira fase do projeto e 70 promotores. |
10 (2 coordenadores e 8 promotores). |
Período de execução |
Primeira fase: 2001-2002; Segunda fase: 2003- abr. 2005. |
2005 e 2006. |
Faixa etária dos participantes |
10-21 anos. |
15-24 anos. |
Gênero |
Principalmente mulheres na primeira fase, Segunda fase: 50% homens e 50% mulheres. |
5 mulheres e 5 homens. |
Seleção dos participantes |
Edital divulgado em diário oficial.
Segunda etapa: entrevistas.
Requisito: jovens comunicativos. Multiplicadores não precisavam ter experiência prévia. Busca de equilíbrio entre jovens com maior vulnerabilidade social e outros mais articulados socialmente.
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Indicação de ONG locais para entrevistas em grupos.
Prioridade de jovens com algum engajamento social na comunidade ou potencial para liderar grupos juvenis.
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Apoio aos(às) jovens |
Recebiam bolsa mensal (R$ 150,00). |
Recebiam bolsa mensal (R$ 150-R$ 300). |
Local |
Serviço de saúde da comunidade. |
Sala alugada em ONG local. |
Temáticas principais |
Promoção da saúde do adolescente de forma ampla; aproximação dos jovens com os serviços de saúde. |
Equidade de gênero. |
Princípios norteadores |
Enfoque no protagonismo juvenil em ações de promoção de saúde; tendo por base os marcos, políticas e discursos sobre jovens e relação com a promoção da saúde. |
Enfoque no empoderamento feminino, com envolvimento de homens jovens; tendo por base os marcos das Nações Unidas para transformação de gênero, incluindo as masculinidades e resultados no campo da SSR, prevenção do HIV/Aids e de redução de violências. |
Ações principais |
Formação dos jovens e disseminação de atividades criadas por eles. |
Formação dos jovens e disseminação de atividades criadas por eles. |
Formação dos jovens |
Por meio de um “curso teórico-prático”, que contou com especialistas diversos, contratados pontualmente pelo projeto para ministrar aulas com temas variados: conceito de saúde, dengue, relações interpessoais, gênero, raça, etnia, sexualidade, mudanças no corpo, gravidez na adolescência, métodos de contracepção, violência, aborto, práticas educativas, tabagismo, DST/Aids cidadania, entre outros. Os conteúdos eram escolhidos com os jovens, ao longo do projeto.
Por haver disponibilidade de recursos, foram contratados especialistas reconhecidos em sua área de atuação. O projeto também contou com professores de atividades artísticas, como teatro, o que resultou, posteriormente, na formação de um grupo reconhecido na cidade. Por meio da formação em teatro, os jovens eram estimulados a tratar de temas baseados em sua realidade social.
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Por meio de oficinas que utilizavam exercícios de grupo presentes em dois currículos educativos: um para o envolvimento de homens jovens na promoção da equidade de gênero, e outro para o estímulo ao empoderamento de mulheres jovens. Os exercícios de grupo envolviam dramatizações, jogos e atividades de discussão e reflexão sobre socialização de homens e mulheres e seus aspectos positivos e negativos; assim como possíveis benefícios e caminhos da mudança de certos comportamentos. Apesar de o currículo ser dirigido aos dois públicos, eram adaptados para sua implementação de forma mista. Os encontros de formação eram semanais, com duração de cerca de 4 horas. Os temas principais foram: corpo, sexualidade, saúde e direitos reprodutivos; paternidade, maternidade e cuidado; da violência para a convivência; razões e emoções; prevenindo e vivendo com HIV; trabalho; participação comunitária; identidade e relações; empoderamento e direitos humanos, entre outros. A formação era complementada com visitas a instituições na cidade (palestras e debates, eventos como a parada gay, visitas ao centro de testagem de preservativo e ONG de temáticas afins).
Para a disseminação das informações adquiridas, os jovens também participaram de dez oficinas sobre temas variados de comunicação social: prospecção, rádio comunitária, redação de material educativo, interpretação teatral e marketing social.
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Atividades disseminadas pelos jovens |
Atividade principal era convite e acolhimento de jovens nos serviços de saúde, onde eram planejadas atividades aos sábados, junto aos profissionais dos espaços. Havia atividades organizadas pelos(as) jovens na comunidade com temas variados; os(as) jovens selecionados desempenhavam ações de promoção da saúde no intuito de dialogar com seus pares e aproximar a assistência à saúde à realidade jovem carioca; participação em eventos como a 15ª Parada LGBTQIA+ |
Atividades variadas realizadas pelos(as) jovens ao longo dos projetos, como feiras de exposição de projetos locais, passeatas, distribuição de preservativos e material informativo para a prevenção da Aids, além da elaboração de uma campanha comunitária, veiculada por meio de uma radionovela, histórias em quadrinhos e cartazes, com o apoio de agência de comunicação. Os(as) jovens tiveram intensa participação na criação e disseminação dos materiais de campanha, em eventos organizados por eles(as) na comunidade e em suas escolas. |
Processo de avaliação |
Trabalhos de conclusão de curso dos jovens participantes, nos quais era avaliada a experiência de formação; além de desenvolvimento de tese e dissertação de duas coordenadoras do projeto. |
Qualitativa, por meio de grupos focais e quantitativa, com aplicação de escalas de atitudes de gênero com os/as jovens. |
Apoio financeiro |
BNDEs e fundos da prefeitura. |
Fundação de uma empresa internacional. |