Prestar atendimento a pessoas em situação de violência |
- Acolher as pessoas em situação de violência; - Realizar o atendimento e acompanhamento interdisciplinar; - Elaboração de relatórios; - Registro de atendimento; - Visita domiciliar e institucional; - Articulação com os recursos institucionais e comunitários. |
- Equipe; - Salas de atendimento; - Experiência profissional. |
- Equipe interdisciplinar completa; - Espaço físico adequado; - Instrumental técnico (protocolos); - Capacitação da equipe do PAV. |
Referenciar os usuários para os demais serviços da rede de proteção |
- Mapear serviços da rede de enfrentamento; - Realizar articulações interinstitucionais; - Participar dos encontros nas redes sociais regionais. |
- Transporte; - Meios de comunicação; - Contatos e informações dos serviços. |
- Garantir a logística de transporte e de comunicação; - Mapa geográfico da rede local. |
Realizar levantamento, organização e análise de dados estatísticos e dos sistemas de informação |
- Realizar estatísticas mensais e anuais dos atendimentos; - Armazenar os dados preservando o sigilo e segurança da informação; - Analisar os dados coletados; - Definir metodologia de análise dos dados; - Sistematizar e coletar as informações em relação ao programa; - Elaborar o boletim. |
- Sistema de relatórios gerados pelo sistema/Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan); - Equipamentos de informática. |
- Formulários adequados e padronizados; - Equipamentos de informática adequados. |
Notificar as situações de violência |
- Sensibilizar profissionais da saúde para o preenchimento da ficha; - Preencher a ficha de notificação; - Encaminhar as fichas para alimentar o sistema/Sinan e para serviços de referência. |
- Ficha de notificação; - Sinan; - Normatizações e portarias. |
- Profissionais sensibilizados; - Técnico administrativo; - Copiadora; - Arquivo com chaves. |
Realizar ações de promoção em saúde e prevenção à violência |
- Organizar e participar de campanhas de promoção à saúde e prevenção à violência; - Realizar palestras, oficinas, seminários na temática da violência; - Trabalhar o tema da violência transversalmente dentro dos programas de ações básicas; - Capacitação dos profissionais de saúde; - Formar multiplicadores. |
- Equipes dos programas de saúde; - Equipamentos comunitários; - Material didático disponível. |
- Equipe técnica capacitada nos serviços. |
Estimular a participação social e Promover ações de mobilização |
- Participar das reuniões intersetoriais das redes sociais locais; - Estimular a participação dos usuários nas redes sociais e Conselhos de Saúde; - Participar dos eventos e conferências relacionados aos temas; - Realizar oficinas, palestras, seminários, campanhas (passeata, caminhada) na temática da violência. |
- Redes sociais; - Equipe técnica. |
- Transporte disponível. |
Elaborar materiais educativos e/ou informativos |
- Estudar e pesquisar sobre os temas; - Desenvolver os materiais didáticos e informativos. |
- Computadores e impressoras; - Dados estatísticos disponíveis. |
- Acesso a literatura especializada; - Contratação de serviços gráficos; - Meios de comunicação disponíveis. |
Realizar estudos e pesquisas na temática da violência |
- Elaborar projetos de pesquisas; - Desenvolver metodologias de pesquisas adequadas; - Submeter os projetos à aprovação da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs); - Analisar os dados coletados pelo serviço para a produção de boletins epidemiológicos; - Produzir artigos e textos científicos. |
- Dados estatísticos e epidemiológicos disponíveis; - Equipe técnica; - Instituições de pesquisa. |
- Supervisão e capacitação teórica e metodológica. |
Supervisionar e monitorar o fluxo das fichas de notificação |
- Acompanhar o fluxo das fichas realizando os ajustes necessários; |
- Equipe técnica. |
- Equipe completa (incluindo o Técnico Administrativo). |
Monitorar e avaliar as ações da programação |
- Elaborar a programação anual; - Acompanhar as atividades; - Avaliar as ações; - Encaminhar avaliações ao Nepav e outros gestores; - Reunião de equipe sistemática. |
-Coordenadores dos PAVs. |
|
Monitorar os abastecimentos dos kits de profilaxia para as vítimas de violência sexual |
- Identificar os responsáveis pelo abastecimento e armazenamento dos kits; - Verificar periodicamente a existência dos kits. |
Kits de profilaxia. |
|
Capacitar continuamente os profissionais de saúde |
- Levantamento de necessidades de capacitações; - Elaborar plano anual de capacitação; - Elaborar projetos de capacitação; - Realizar capacitações |
- Material didático (cartilhas, folders, banner, manuais...) |
- Projetor Multimídia- Notebook- Pen drive- Espaço físico adequado- Material didático |
Realizar intervisão em equipe |
- Realizar reuniões periódicas de estudo e discussão de caso com a equipe |
- Equipe PAV |
- Sala de reunião. |
Realizar ações de sensibilização para profissionais e servidores na saúde |
- Identificar os setores envolvidos no atendimento e promover atividades de sensibilização. |
- Equipe técnica; - Material educativo |
- Recursos áudio visuais. |
Realizar matriciamento aos profissionais que executam ações em situação de violência |
- Identificar os serviços de atenção às violências existentes a serem matriciados; - Identificar as necessidades e matriciar as unidades/setores da regional de saúde. |
- Equipe técnica; - Transporte. |
- Recursos humanos; - Logística de transporte e comunicação. |
Mapear, atualizar e ampliar a rede de proteção regional |
- Identificar os recursos institucionais existentes na rede de apoio e proteção; - Articular para ampliar a rede. |
- Instituições de apoio e proteção. |
- Recursos humanos; - Logística de comunicação e transporte; - Mapa geográfico da rede local. |