RESUMO
Este estudo objetivou descrever as etapas de planejamento, implementação e monitoramento das ações de promoção ao Aleitamento Materno (AM) nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Foram estruturadas quatro frentes de trabalho: elaboração de materiais orientativos; realização de formações; estruturação de campanha de comunicação; e monitoramento. Além de vídeos de publicização, foi produzido informativo para as equipes educacionais com orientações para a manutenção do AM após a matrícula da criança. As formações anuais visaram subsidiar ações pedagógicas e atingiram todos os territórios educacionais do município. A campanha CEI Amigo do Peito definiu critérios para reconhecer os CEI comprometidos com o AM. O número de CEI Amigos do Peito passou de 93 em 2018 para 875 em 2022. Foi enviado formulário eletrônico para todos os CEI do município para avaliação de indicadores: interesse de familiares em manter o AM; ambiente disponível para amamentação; realização de projetos; presença de mães amamentando; e entrega de leite materno. A adesão dos respondentes variou de 40,8% a 50,9%. Os resultados mostraram a urgência da responsabilidade compartilhada entre setores governamentais para promover o AM.
PALAVRAS-CHAVES Aleitamento materno; Alimentação escolar; Assistência integral à saúde