Acessibilidade / Reportar erro

Entre garotos e suas equipes: consumo tecnocultural e dinamicidade ético-estética na cena black brasiliense

RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPGS/SOL/UNB

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Entre garotos e suas equipes: consumo tecnocultural e dinamicidade ético-estética na cena black brasiliense

Saulo Nepomuceno Furtado de Araujo

Orientador: Edson Silva de Farias

Dissertação de Mestrado

Data da defesa: 12.11.2012

Este trabalho tem por objetivo a compreensão de específicos processos transitados entre os anos 1970, 1980 e 1990, relativos às manifestações culturais identificadas à música popular negra norte-americana, ou black music, no contexto da cidade de Brasília.

Tomando por base metodológica um modelo de análise configuracional, interessa-nos a articulação interdependente entre dinâmicas de caráter técnico e redefinições nos protocolos éticos de consumo de bens tecnoculturais, produção e participações de eventos black, redefinições estas tomadas enquanto indissociáveis de outro conjunto de transformações no que diz respeito ao plano das estéticas black, sobretudo as musicais, em circulação no contexto investigado.

Com base nos recursos técnicos da observação participante e da entrevista não estruturada, foi dada especial atenção, neste processo de pesquisa, à interlocução com os produtores culturais, disc jockeys (DJs) e donos de equipes de sonorização participantes de diferentes momentos do conjunto de expressões que dão corpo às tramas sociais às quais nos referimos por cena black brasiliense ou candanga, na exata medida em que esses interlocutores dispõem de posições e saberes privilegiados relativos às distintas formas de articulação entre dinâmicas de caráter técnico e novas possibilidades de vivências, ou expressões ético-estéticas relacionadas à black music.

Busca-se assim, construir um processo narrativo em que se articulem as falas de diferentes interlocutores, autores e do próprio pesquisador na compreensão de alguns dos processos que levariam a região metropolitana do Distrito Federal a constituir, no plano nacional, um dos principais mercados de produção e consumo de estéticas black, tais como o rap e o funk.

Palavras-chave: Consumo Tecnocultural, Black Music, Tecnicidade, Ética, Estética, Processo Narrativo, Cena Black Brasiliense.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br