RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2006
TESES
Educação e conversão religiosa: os batistas de Richmond e o Colégio Taylor-Egídio de Jaguaquara, Bahia 1882-1936
João Pedro Gonçalves Araújo
Curso: Doutorado em Sociologia
Data: 28 de agosto de 2006
Orientador: Prof. Dr. João Gabriel Lima Cruz Teixeira
RESUMO
Esta tese tem como intenção contribuir para o processo de se conhecer os esforços educacionais realizados no Brasil por grupos religiosos. A partir de uma análise histórica do processo da criação de escolas pelos batistas no Brasil, mostra-se, sincronicamente, as dificuldades internas e externas que a denominação batista enfrentou para vencer os seus próprios preconceitos quanto à educação, bem como a falta de recursos e as dificuldades próprias de uma população que, acostumada a não ter escola, achava que isso era um produto de luxo, coisa para ricos.
Intentando evangelizar o brasileiro por todas as formas imaginadas, os batistas criaram as suas escolas, para que, através delas, mais pessoas fossem alcançadas. A presença de uma escola batista em uma cidade do interior do Estado da Bahia estimulou a criação de outras escolas. Sendo uma instituição criada por religiosos, nem por isso transformou seus alunos à sua imagem e semelhança como se poderia imaginar, ou, inicialmente, pretendiam os seus idealizadores.
Palavras-chave: educação, protestantismo, protestantismo de imigração, protestantismo de missão, conversão religiosa, igreja, batistas, presbiterianos, metodistas, evangelismo, proselitismo, missionários, pastores, catolicismo, jesuítas, escolas, Colégio Taylor-Egídio, Junta de Richmond, Jaguaquara, Bahia, São Paulo, Estados Unidos, finanças.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
16 Abr 2007 -
Data do Fascículo
Dez 2006