Acessibilidade / Reportar erro

Desempenhar um papel, causar uma impressão: vetores sociotécnicos no espaço ampliado da publicação independente

Playing a role, making an impression: sociotechnical vectors in the extended space of independent publishing

Resumo

O presente artigo parte da análise das práticas e representações de publicadores que frequentam as feiras de arte impressa realizadas na cidade de São Paulo nos últimos anos para compreender os vetores sociotécnicos que organizam essas práticas e as materialidades dos objetos editoriais ali publicados e comercializados. Coloca-se, no centro da análise, a relação entre as tecnicidades (o códice, o papel e a impressão) mobilizadas por esses publicadores e certas concepções de passado, presente e futuro inscritas em seus investimentos individuais e coletivos, com destaque para a tensão entre o “retorno ao artesanal” e a pretensão de construir um futuro viável para a publicação. Conclui-se que as novas formas de fetichização do livro impresso estão condicionadas tanto pelas evoluções técnicas proporcionadas pelas tecnologias digitais como pela negação programática do livro convencional, identificado com o mercado editorial mainstream.

Palavras-chave:
Publicação; Impressão; Papel; Tecnologias digitais

Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br