Acessibilidade / Reportar erro

Sobre afetos e resistências: Uma análise da trajetória da Turma OK (Rio de Janeiro, Brasil)1 1 Uma versão condensada deste texto foi publicada no seguinte livro que comemorou os 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: SOLIVA, Thiago B. 2018. “A confraria gay: um estudo sobre a trajetória da Turma OK”. In: GREEN, James; QUINALHA, Renan; FERNANDES, Marisa & CAETANO, Márcio (orgs.). História do Movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda Editorial.

About affections and resistances: An analysis of the trajectory of Turma OK (Rio de Janeiro, Brazil)

Sobre afectos y resistencias: Un análisis de la trayectoria de la Turma OK (Rio de Janeiro, Brasil)

Resumo

Este artigo se ocupa da trajetória da Turma OK, grupo fundado em 1961, dedicado a promover a sociabilidade entre homens homossexuais no Rio de Janeiro. Procuro compreender a história desse grupo à luz das tensões entre diferentes processos sociais, identidades e classificações sexuais construídas e reconstruídas pelas turmas de “bichas” nas décadas de 1960 e 1970. Busco compreender também como essa associação passa de um grupo de sociabilidade de “homens homossexuais” da Zona Sul do Rio de Janeiro que fazem reuniões fechadas em apartamentos para um espaço de shows e encontros que pretende se afirmar como um “patrimônio da Lapa”. O trabalho de pesquisa foi fundamentado em observação participante, pesquisa documental e entrevistas em profundidade.

Palavras-chave:
Turma OK; homossociabilidade; homossexualidade; história; trajetória

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) R. São Francisco Xavier, 524, 6º andar, Bloco E 20550-013 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel./Fax: (21) 2568-0599 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sexualidadsaludysociedad@gmail.com