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“Crianças” e “Adolescentes” trans. A construção de categorias entre profissionais de saúde

Transgender “Children” and “Adolescents”. Categories construction among health professionals

“Niños” y “Adolescentes” trans. Construcción de categorias entre los profesionales de la salud

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e discutir os significados e concepções atribuídos por um grupo de profissionais de saúde às categorias “crianças” e “adolescentes” trans e sua relação com as práticas de cuidado por eles realizadas, privilegiando uma abordagem sociocultural sobre o cuidado. Baseia-se em uma pesquisa de abordagem etnográfica que incluiu a realização de entrevistas em profundidade com profissionais de saúde que atuam ou já atuaram em serviços especializados no atendimento de crianças e adolescentes trans e seus familiares, localizados no Estado de São Paulo. Os resultados apontam como as definições dos profissionais sobrepõem critérios biomédicos e concepções socioculturais de gênero, revelando impasses e controvérsias implicadas na avaliação diagnóstica da identidade de gênero de crianças e adolescentes em termos de fixidez e permanência.

Palavras-chave:
transexualidade; transgênero; cuidado; criança; adolescente; saúde coletiva

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