Open-access Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva

Increasing of Welding Learning Effectiveness by Laboratory Classes Assisted with Non-passive Audio-visual

Resumo

Aulas práticas são de fundamental importância em cursos de engenharia, para que os estudantes se sintam expostos a uma atmosfera real da aplicação dos conhecimentos teóricos. O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como o apoio audiovisual às aulas práticas pode melhorar a eficácia das mesmas, tanto por facilitar os docentes como por fomentar o alcance do aprendizado por parte dos estudantes. Implantado pelo autor em disciplinas de soldagem no curso de engenharia mecânica da UFU em nível de pós-graduação, a iniciativa visou tornar as aulas menos trabalhosas para os instrutores, pelo melhor aproveitamento de tempo e recursos laboratoriais, sem tirar a atratividade para os alunos. Sempre procurando garantir a participação ativa dos estudantes durante as práticas, para não se tornarem apenas espectadores durante a execução dos experimentos, os alunos são encorajados inicialmente a conhecer e praticar atividades nos laboratórios. Em seguida, se emprega o artifício do apoio audiovisual somente em substituição a atividades repetitivas e passivas. São apresentados 2 exemplos de aplicação, com ênfase na formação (verificação de fenômenos físicos e conceitos teóricos) e informação (apresentação de técnicas e procedimentos laboratoriais). Conclui-se que os objetivos desta abordagem foram alcançados, mas que a avalição do efeito sobre o aprendizado só será possível ao longo dos anos de aplicação do método.

Palavras-chave:  Aulas práticas; Aulas assistida por audiovisual; Aprendizado

location_on
Associação Brasileira de Soldagem Rua Dr Guilherme Bannitz, 126 conj 42, 04532-060 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3045 5040, Fax: (55 11) 3045 8578 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abs@abs-soldagem.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro