Resumo:
A estrutura de ferrovias dos sistemas Metro é normalmente composto do trilho de aço que, quando os defeitos aparecem, eles devem ser reparados no local usando processos de soldagem. Este trabalho mostra o desenvolvimento de procedimentos de soldagem para reparar trilhos tratados termicamente R350HT com recargas de superfície e a avaliação de sua soldabilidade usando as diretrizes da norma UNE-EN 15594: 2009. Testes de cordão único, camada única e multicamada foram realizados em seções de trilho de perfil 54E1 usando eletrodos SMAW DUR 300, DUR 350 e E11018. A avaliação das soldas foi realizada para que as propriedades mecânicas das soldas da superfície de reparo se aproximassem das do trilho (metal de base), a fim de garantir que seu desempenho em serviço também seja semelhante. Os resultados dos testes de laboratório indicam que apenas o eletrodo DUR 350 pode ser usado como consumível para reparar superfícies de trilhos de grade R350HT, pois atende aos critérios de aceitação para trilhos de cordão único, camada única e multicamadas estabelecidos nas normas UNE-EN 13674-1:2012 e 15594: 2009.
Palavras-chave:
Soldabilidade; R350HT; Solda superficial; Camada de soldagem; Superfície de rolamento