Sites de acesso público, sem originar interação social
entre os internautas. |
Sites de Jornais, homepages de
Instituições públicas e privadas que têm por destaque assuntos ligados à
saúde; publicações comerciais voltadas para o público leigo |
Temos aqui desde matérias de conteúdo mais jornalístico,
superficial, como também aquelas com conteúdo mais denso. Em muitos casos
há o destaque para notícias sobre os avanços na medicina e na
terapêutica; em outros, fornecendo informações importantes sobre como
acessar instituições de atenção à saúde. Um conjunto de mídias que
veiculam informações sobre saúde: matérias jornalísticas, informações
médicas obtidas em sites de empresas ou do governo são os mais
importantes. |
Sites especializados em informações sobre saúde. |
Sites de Livrarias virtuais, e outras formas de comércio
virtual,( redes de farmácia, Clínicas Médicas, entre outros) revistas
médicas, |
Aqui temos as informações mais detalhadas, algumas com
linguagem técnica (os artigos em revistas especializadas; merece destaque
as revistas científicas online, destinadas a um público especializado),
outras com objetivo de divulgação. Mas todas têm por características o
fato de subsidiar de forma mais consistente aqueles que acessam,
permitindo desta forma o esclarecimento de questões muitas vezes não
obtidas de forma clara pelos profissionais de saúde. |
Sites Educativos |
Plataformas de Educação à Distância |
Cursos online são o veículo de interesse não somente de
especialistas, mas também de pessoas leigas que buscam informações mais
substanciais para o enfrentamento de problemas de saúde. Em muitos casos
não há requisitos para a inscrição, e a certificação não é o objetivo
principal. |
Sites de acesso restrito, para hospedagem de
informações. |
Dropbox, Google Drive. |
Banco de dados de restrito acesso, alimentado por
pessoas que fazem parte de uma comunidade de interesse (grupos de
pesquisa, alunos participantes de uma disciplina acadêmica, grupos de
discussão e profissionais de saúde) |
Comunidades Virtuais |
Blogs, Grupos de Discussão; microblogs (o Twitter é o
mais popular) |
Aqui há um vasto campo para o estabelecimento de
interações online: pessoas que compartilham seu sofrimento, que trocam
informações e que discutem seus problemas cotidianos. |
Comunicações Personalizadas |
E-mails, inbox de Redes Sociais
mediadas pela Internet, VoIP (Voice over Internet
Protocol)) |
Comunicações mais pessoais, de conteúdo íntimo,
características de laços fortes. Parentes, amigos e pessoas próximas têm
a oportunidade de se manter em contato, mesmo distantes, com custo
reduzido |
Redes sociais mediadas Pela Internet |
Facebook, Linkeldin, Youtube. |
comunidade de pessoas que partilham informações. merecem
destaque os grupos temáticos, abrigados pelo facebook ou orkut, que
possibilitam àqueles com interesse direto com o campo da saúde, discutir
seus problemas. estes grupos funcionam de forma semelhante aos grupos de
discussão. para o caso do youtube (veículo especializado na veiculação de
vídeos), há a possibilidade de acesso a documentários, filmes e
depoimentos de temáticas de interesse. |