Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Este número de Sociologias registra uma grande perda: o falecimento de Octávio Ianni, um dos criadores da Sociologia Brasileira. Mestre de todos nós, Ianni deixa o exemplo do professor rigoroso, do pesquisador incansável e do publicista iluminado e candente. Acima de tudo, não deixava de estender a palavra amiga, o estímulo sereno e a amizade carinhosa. Melhor homenagem ao Ianni é o artigo de um jovem sociólogo, um de seus últimos orientandos, cujas palavras expressam nosso respeito e emoção.

O compromisso de Sociologias é o de continuar a longa tarefa desse estudioso das múltiplas questões de nosso tempo, do "homem simples" ao "jovem radical", das "raças e classes sociais" à "luta pela terra", do "labirinto latino-americano" à "era do globalismo".

O Dossiê deste número que tem por tema "Sociedade e Território" é organizado por Ivaldo Gehlen, da UFRGS, e Alberto Riella, da Universidad de la Republica, Uruguay, confirmando nossos objetivos – tanto de introduzir novas temáticas, como as dinâmicas territoriais, o desenvolvimento sustentável, os conflitos sobre territórios, as lutas simbólicas, e a integração regional da América Latina – quanto o de expandir a internacionalização do conhecimento sociológico em nossos volumes.

A seção de Artigos mantém sua diversidade: Fernanda Sobral enfoca os desafios das Ciências Sociais no desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo; Luis Felipe Miguel analisa os discursos cruzados na agenda política; e Francisco Xavier Freire Rodrigues discute a produção social do jogador de futebol.

Em Interfaces, um tema quiçá inédito: as perspectivas da inclusão social dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre, por Anita Brumer, da UFRGS, e seus alunos Katiuci Pavei e Daniel Gustavo Mocelin.

Também retomamos uma das principais questões sociais, tão postergada pela análise sociológica, na resenha sobre "As prisões em São Paulo", de Fernando Salla, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, escrita por Luiz Antônio Bogo Chies, professor da UCPEL e doutorando do PPG-Sociologia da UFRGS.

Enfim, uma data emérita: comemoramos os trinta anos do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, locus de um elogiável conjunto de professores e funcionários e um corpus de alunos que já produziram mais de duas centenas de dissertações de mestrado, chegando agora a meia centena de teses de doutorado, sempre com uma vocação de densidade intelectual e rigorosa pesquisa sociológica. Programa este tantas vezes honrado pela visita do Professor Octávio Ianni, liame do processo de construção da Sociologia na América Latina.

A todos nossa homenagem e a responsabilidade em prosseguir na divulgação de um saber sociológico capaz de enfrentar os dilemas do jovem e dramático Século XXI, território de criação de novas utopias transformadoras das sociedades mundializadas.

José Vicente Tavares dos Santos

Maíra Baumgarten

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Set 2004
  • Data do Fascículo
    Jun 2004
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br