Resumo
A proposta deste texto é analisar o filme España heroica (1938), peça de propaganda feita pelo lado sublevado durante a Guerra civil espanhola e produzida na Alemanha. Considerado por alguns estudiosos como o “monumento propagandístico mais consistente da cinematografia nacional”, o objetivo deste estudo é discutir alguns aspectos que a noção de sagrado assume no filme, dentre eles, os relacionados à política. Na metodologia, faremos referência a Pierre Sorlin, que privilegia a forma como o filme está organizado, tomando a construção fílmica como um conjunto de proposições sobre a sociedade - as quais o sociólogo busca compreender. Dado que nosso interesse é pela compreensão da sociedade encenada no filme, evitaremos explicar a obra pelo seu contexto de produção, não discutindo, assim, os aspectos da guerra civil, o estatuto da propaganda, as relações entre Espanha e Alemanha ou a verdade dos fatos encenados no filme.1 1 O artigo é fruto de pesquisa apoiada pela FAPESP. Processo nº 2022/14494-4 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Palavras-chave
Sociologia do cinema; Análise fílmica;
España heroica
; Sagrado; Política