Acessibilidade / Reportar erro
Sociologias, Número: 17, Publicado: 2007
  • Editorial Editorial

    Santos, José Vicente Tavares dos; Baumgarten, Maíra
  • Desafios da educação superior Dossiê Desafios Da Educação Superior

    Neves, Clarissa Eckert Baeta
  • Tendências européias na graduação e na garantia da qualidade Dossiê Desafios Da Educação Superior

    Erichsen, Hans-Uwe

    Resumo em Português:

    O texto discute as transformações dos sistemas de educação superior na Europa, a partir do chamado Processo de Bolonha. Na primeira parte, são apresentados e discutidos os "comunicados" assinados pelos ministros de educação europeus que aderiram ao processo que caracteriza a reforma proposta: adoção de um sistema de ensino baseado em três ciclos (bachelor, master e os estudos de doutorado); estabelecimento de um sistema de acumulação e transferência de créditos; promoção da mobilidade; promoção do espaço europeu do ensino superior, entre outros. Na segunda parte, é discutida a avaliação e a acreditação/certificação como meios de desenvolvimento e garantia da qualidade na educação superior. Por fim, trata da questão da educação continuada como um desafio para as instituições de educação superior e uma oportunidade para ampliação do acesso.

    Resumo em Inglês:

    This text discusses the changes in European higher education systems after the so-called Bologna Process. The first part presents and discusses the "communiqués" signed by European ministers of education who joined the process that characterizes the proposed reform: adoption of an educational system based on three cycles (bachelor, master, and doctoral studies); establishment of a Credit Transfer and Accumulation System; facilitating mobility; creation of the European Space for Higher Education, among others. The second part discusses the evaluation and accreditation/certification as means for development and quality assurance for higher education. Finally, it approaches the issue of continuing education as a challenge to higher education institutions and an opportunity to broaden access.
  • Financiamiento de la educación superior en América Latina

    Guadilla, Carmen García

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo parte de un panorama general de la situación de la educación superior en América Latina, tanto de su crecimiento cuantitativo como de las políticas públicas más relevantes. En la segunda parte es analizada una de esas políticas, la de financiamiento de las universidades públicas. Para ese trabajo fueran utilizados los datos basados en los estudios de lesalc/UNESCO. Por fin, el texto discute un plan de acción para el establecimiento de una agenda de financiamiento en la educación superior.

    Resumo em Inglês:

    This work is based on an overview of the situation of higher education in Latin America, both of its quantitative growth and its more relevant public policies. The second part examines one of those policies: that of funding public universities. The work used data based on studies by IESALC/UNESCO. Finally, an action plan is discussed for the establishment of an agenda to fund higher education.
  • Universidades VS terciarização do ensino superior: a lógica da expansão do acesso com manutenção da desigualdade: o caso brasileiro Dossiê Desafios Da Educação Superior

    Prates, Antônio Augusto Pereira

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende mostrar como a enorme expansão do sistema de ensino superior no âmbito mundial, desde os anos 70, resulta da incorporação da lógica mercantil no sistema de gestão pública do ensino superior. Este traço das políticas públicas que tem caracterizado a grande maioria dos sistemas de gestão de ensino superior nas sociedades contemporâneas tem, entretanto, permitido o insulamento das universidades de prestígio acadêmico destas políticas, mantendo-as como nichos exclusivos dos membros das elites sociais destas sociedades. A análise do caso brasileiro mostra um quadro ainda mais dramático do que o internacional, pois aqui, o credenciamento superior aumenta, ao invés de diminuir, os efeitos do status de origem sobre o status socioeconômico (SSE).

    Resumo em Inglês:

    This work intends to demonstrate how the large expansion in the higher education system all over the world since the 1970s results in the incorporation of market logic in the system of public management for higher education. However, such feature of public policies that has marked the vast majority of systems for management of higher education in contemporary societies has allowed isolating universities that enjoy academic reputation from those policies, keeping them as exclusive niches for members of social elites. The analysis of the Brazilian case shows an even more dramatic picture than the international one, since here, having higher education increases rather than reducing the effects of original status on social-economic status.
  • Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira Dossiê Desafios Da Educação Superior

    Neves, Clarissa Eckert Baeta; Raizer, Leandro; Fachinetto, Rochele Fellini

    Resumo em Português:

    No Brasil apenas 11,5% dos jovens entre 17 e 24 anos conseguem chegar ao ensino superior. Como ampliar o acesso e alcançar uma maior eqüidade, com uma formação de qualidade, é uma questão central da política educacional. Na última década, foram propostas soluções referentes à ampliação do acesso e maior eqüidade através da diversificação do sistema com a criação de novos tipos de IES, novos tipos e modalidades de cursos, bem como da proposta de políticas inclusivas e de ações afirmativas (PROUNI e política de cotas). A análise de dados estatísticos, entrevistas, documentos, legislação revelam o cenário atual: a ampliação do acesso, bem como a implantação de políticas de inclusão deram-se, especialmente, pelo sistema privado de educação superior, produzindo um efeito socialmente perverso de democratização.

    Resumo em Inglês:

    Higher education has entered the list of priorities and strategic topics for the future of nations: there is widespread belief that development requires an increase in the population's educational levels. In Brazil, however, only 11.5% of 17-24-year-olds reach higher education. How to increase access and achieve more equity with quality education is a core issue for educational policy. In the last decade, solutions were proposed for more access and equity by diversifying the system through the creation of new kinds of Higher Education Institutions, new kinds and modalities of courses, as well as affirmative action policies (PROUNI e quota policies). The analysis of statistical data, interviews, documents, and legislation reveals the current scenario: broader access as well as the establishment of inclusion policies took place mainly through the private educational system, thus generating a socially unjust effect on democratization.
  • Carreira e contexto institucional no sistema de ensino superior brasileiro Dossiê Desafios Da Educação Superior

    Balbachevsky, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Este trabalho faz um estudo da evolução da relação entre titulação e carreira institucional, entre 1992 e 2003, nas instituições de ensino superior brasileiras, usando para isso dados coletados em dois surveys representativos da profissão acadêmica no Brasil. Os resultados obtidos foram surpreendentes porque apontam para uma desorganização crescente da estrutura da carreira nas instituições de ensino superior brasileiras e um enfraquecimento na associação entre titulação e carreira. O estudo apresenta ainda um exercício de análise multivariada para verificar quais dimensões são relevantes para explicar a ascensão do professor a diferentes degraus da carreira. O resultado dessa análise corrobora a hipótese de que a carreira oferecida pelas instituições de ensino superior brasileiras esteja, pouco a pouco, perdendo sua capacidade de discriminar e recompensar o desempenho acadêmico, já que o principal referencial a partir da qual ela foi construída - a titulação - tendeu, na última década, a se homogeneizar.

    Resumo em Inglês:

    This work studies the development of the relationship between academic title and institutional career between 1992 and 2003, in Brazil' s higher education institutions, based on data collected in two surveys that are representative of the academic profession in Brazil. Results obtained were surprising because they point to an increasing disorganization of career structure in Brazilian higher education institutions and a decrease in the association between title and career. The study also presents a multivariate analysis exercise to see which dimensions are relevant to explain the rise of professors to distinct career levels. Results corroborate the hypothesis that the career offered by Brazilian higher education institutions is gradually losing its ability to discriminate and reward academic performance, since the main reference on which it has been built - academic title - tended to homogenize in the last decade.
  • Ensino universitário, corporação e profissão: paradoxos e dilemas brasileiros Dossiê Desafios Da Educação Superior

    Nunes, Edson; Carvalho, Márcia Marques de

    Resumo em Português:

    Este artigo examina a relação entre a formação de nível superior e a ocupação profissional, a partir dos dados do Censo Demográfico de 2000 (IBGE), com ênfase nas ocupações relacionadas às profissões regulamentadas. Verifica a existência de grande discrepância entre o diploma formal e a ocupação efetiva dos graduados. Considera que a não correspondência entre formação e ocupação deve-se, fundamentalmente, ao modelo educacional, historicamente amarrado às profissões regulamentadas, que não mais atende à realidade efetiva da sociedade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the relationship between higher education and professional occupation, based on data from the 2000 Demographic Census (IBGE), stressing occupations related to regulated professions. A large gap is seen between having a formal diploma and the real occupation of graduates. It considers that noncorrespondence between education and occupation is due mainly to the educational model, historically tied to regulated professions, which no longer meets the reality of Brazilian society.
  • Educação e trabalho: a inserção dos ocupados de nível superior no mercado formal Dossiê Desafios Da Educação Superior

    Lima, Márcia; Abdal, Alexandre

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é compreender de que forma a conclusão do ensino superior atua na inserção dos indivíduos no mercado de trabalho. Para isso, tomou como referência um atributo considerado fundamental em termos de qualificação que é o pertencimento ao mundo formal. A partir dos dados da RAIS, procura demonstrar como a combinação qualidade do vínculo/qualidade da força de trabalho exerce um peso significativo em termos dos diferenciais de renda no mercado de trabalho. Além disso, com o intuito de captar o peso das dinâmicas sócio-produtivas locais no funcionamento do mercado de trabalho as questões investigadas foram analisadas em três regiões metropolitanas: São Paulo, Porto Alegre e Salvador.

    Resumo em Inglês:

    This article is aimed at understanding the impact of complete higher education on the situation of individuals in the job market. For that, its reference was a crucial attribute in terms of qualification: belonging to the formal world. Based on RAIS data, it seeks to demonstrate how the combination of quality of legal labor situation and quality of the workforce plays a significant role on income in the job market. Furthermore, in order to verify the weight of local social-productive dynamics in the workings of the job market, the issues investigated were examined in three metropolitan areas: São Paulo, Porto Alegre, and Salvador.
  • Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana Artigos

    Montagner, Miguel Ângelo

    Resumo em Português:

    Nesse artigo, procuramos analisar o uso da metodologia de Pierre Bourdieu, na qual as noções de habitus e campo têm um lugar central, com o objetivo de entender conceitos internos como biografia e trajetória em sua teoria da práxis. Nossa intenção nesse estudo é, além de situar e apontar a relevância da obra de Bourdieu, extrair desses debates possíveis aplicações de sua teoria e propor procedimentos de análise dos materiais biográficos ou histórias de vida quando são usados como um instrumento heurístico.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we seek to examine the use of Pierre Bourdieu's methodology, in which the notions of habitus and field play a central role, in order to understand inner concepts such as biography and trajectory in his theory of praxis. Besides locating and pointing out the relevance of Bourdieu's works, our intention here is to extract from these debates the possible application of his theory and to propose procedures for analysis of biographical materials or life histories when they are used as a heuristic tool.
  • Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje Artigos

    Liedke, Élida Rubini

    Resumo em Português:

    O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.

    Resumo em Inglês:

    The article seeks to present synthetic arguments for the relevance of studies on sociologic theory considered in terms of interpretive models, which point to subject-object relations as well as the meaning connections between themes and micro and macro societal problems. Five sets of aspects are proposed in order to build references for the analysis of distinct theoretical approaches, namely: cultural, psychosocial, psychoanalytical, political-economic and power-based relations. Finally, the article presents two diagrams illustrating classic and contemporary sociological theories, from 1830 to the present.
  • Trabalhadores da indústria de transformação do município de Caxias do Sul (RS): trajetórias pós-desligamento em um contexto de reestruturação industrial Artigos

    Parenza, Cidriana Teresa; Lápis, Naira Lima

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a relação entre trajetórias profissionais pós-deligamento e atributos profissionais acumulados pelo exercício profissional. Trata-se de uma pesquisa realizada em 2003, com 20 trabalhadores desligados dos ramos industriais mecânico e material de transporte do Município de Caxias do Sul (RS). Parte-se da hipótese de que a introdução de inovações tecnológicas nos processos de trabalho da indústria coloca novas exigências em termos de atributos profissionais dos trabalhadores, expressas na contratação, repercutindo, portanto, nas possibilidades de reinserção profissional. Ao mesmo tempo, dadas as especificidades da reestruturação industrial em curso no Brasil, supõe-se que as novas demandas não se estendam a todos os postos de trabalho, atenuando as dificuldades de reinserção profissional. Com a reconstituição das trajetórias dos trabalhadores investigados, verificou-se que, em sua maioria, estes retornaram à indústria de transformação, o que foi constatado, igualmente, entre aqueles que não apresentavam atributos referentes ao trabalho com equipamentos de base microeletrônica ou, ainda, níveis de escolaridade requeridos pelo mercado de trabalho. As informações coletadas revelaram também que outros elementos interferiram na reinserção profissional, como a existência de vagas no mercado de trabalho e o estabelecimento de vínculos pessoais.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the relationship between professional trajectories after dismissal and professional attributes accumulated during professional activity. It is a research study conducted in 2003 with 20 workers dismissed from the industrial areas of mechanic and transport material in the city of Caxias do Sul. The working hypothesis is that technological innovations in the industry's labor processes place new demands in terms of professional attributes to workers, expressed in contracts, thus impacting on the possibilities for professional repositioning. At the same time, given specificities of industrial restructuring now ongoing in Brazil, it is assumed that the new demands do not extend to all work positions, thus alleviating difficulties for professional repositioning. By rebuilding the trajectories of the workers investigated, it was seen that most of them returned to the manufacturing industry, as well as those that did not have distinct attributes regarding the work with microelectronic equipment or the educational levels required by the job market. Information collected also revealed that other elements interfered in professional repositioning, such as the existence of open positions in the job market and the establishment of personal bonds.
  • Factores que inciden en el financiamiento de los estudios Universitarios en Chile

    Schmal, Rodolfo; Ruiz, Reinaldo; Donoso, Sebastián; Schaffernicht, Martin

    Resumo em Espanhol:

    El artículo da cuenta de los principales factores que inciden en el financiamiento de los estudios universitarios en Chile, exponiéndose los fundamentos y relaciones de un modelo para estimar el volumen de los recursos comprometidos y sus opciones de provisión. En las últimas dos década el mercado universitario ha duplicando su masa de estudiantes fenómeno que continuará por esta senda, implicando serias presiones sobre el financiamiento público, en un sistema que ya tiene una elevada participación financiera privada. El modelo que se propone apunta a proveer un enfoque sistémico para abordar la problemática planteada.

    Resumo em Inglês:

    The article covers the main factors that impact on funding higher education in Chile, presenting the fundaments and relations of a model to estimate the volume of resources committed and options for provision. In the last two decades the university market has doubled its total of students - a phenomenon that should continue, entailing serious pressures on public funding. The model proposed here points to a systems approach to the problem.
  • A Sociologia Econômica Resenhas

    Azambuja, Lucas Rodrigues
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br