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O significado da avaliação global de especialistas sobre o desempenho de estudantes de Medicina na obtenção da história clínica

CONTEXTO E OBJETIVO: A avaliação global (AG) da competência de examinandos, feita por especialistas, tem sido utilizada em exames de habilidades clínicas, mas o significado desta medida é incerto. Neste trabalho foram investigadas as relações entre a AG de estudantes de Medicina na tomada da história clínica e medidas específicas do desempenho em três habilidades: comunicação, interrogatório completo e elaboração de perguntas essenciais, ligadas ao problema clínico. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo descritivo quantitativo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. MÉTODOS: Trinta e seis estudantes de Medicina foram submetidos a exame clínico objetivo estruturado ("OSCE") em 15 estações, como avaliação prática final em disciplina compulsória. Em quatro estações de avaliação da obtenção da história clínica, os examinadores preencheram protocolo de observação referente às três habilidades investigadas e também atribuíram nota de AG com escala de cinco pontos (de 1 = "muito ruim" a 5 = "excelente"). Foram feitas correlações entre a AG e os escores para cada habilidade investigada, expressas pelo coeficiente de Spearman (rs). RESULTADOS: Houve tendência a correlação entre a AG e os escores para habilidades de comunicação (rs = 0,31; p = 0,06). Não houve correlação entre a AG e os escores para interrogatório completo (rs = 0,26; p = 0,11) e para a habilidade de fazer perguntas essenciais (rs = 0,07; p = 0,60). CONCLUSÕES: A avaliação global da competência de estudantes de Medicina na obtenção da história clínica, feita por professores de Medicina, constitui, provavelmente, uma dimensão específica, uma vez que parece ser pouco influenciada por componentes individuais do desempenho.

Competência clínica; Anamnese; Avaliação educacional; Estudantes de Medicina; Educação médica


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