Acessibilidade / Reportar erro

Anemia na doença inflamatória intestinal: prevalência, diagnóstico diferencial e associação com variáveis clínicas e laboratoriais

CONTEXTO E OBJETIVOS:

Anemia é a mais frequente complicação extraintestinal na doença inflamatória intestinal. Este estudo objetivou: 1) determinar a prevalência de anemia em portadores de doença inflamatória intestinal; 2) investigar se os marcadores laboratoriais de uso rotineiro são úteis para o diagnóstico da anemia; 3) avaliar se existe associação entre anemia e variáveis clínico-laboratoriais.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo transversal em uma universidade federal.

MÉTODOS:

Foram avaliados 44 pacientes ambulatoriais com doença de Crohn e 55 com retocolite ulcerativa. Foram investigados aspectos clínicos (índice de atividade da doença, localização da doença e tratamento farmacológico) e laboratoriais (hemograma, ferrocinética, vitamina B12 e ácido fólico).

RESULTADOS:

Anemia e/ou anormalidades na ferrocinética estavam presentes em 75% dos pacientes com doença de Crohn e em 78,2% dos pacientes com retocolite. Anemia foi observada em 20,5% do grupo com doença de Crohn e em 23,6% do grupo com retocolite. Anemia por deficiência de ferro predominou entre os pacientes com doença de Crohn (69,6%) e com retocolite (76,7%). Anemia de doença crônica associada à anemia ferropriva estava presente em 3% dos pacientes com doença de Crohn e em 7% daqueles com retocolite. Na retocolite, a anemia estava associada com o índice de atividade da doença.

CONCLUSÕES:

A maioria dos pacientes apresentava alterações na ferrocinética com ou sem anemia, principalmente decorrente da ferropenia. O diagnóstico diferencial entre os dois tipos mais prevalentes de anemia foi baseado nos dados clínicos e nos testes laboratoriais de rotina. Anemia estava associada com o índice de atividade na retocolite.

Anemia; Doenças inflamatórias intestinais; Prevalência; Associação; Diagnóstico diferencial


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br