Hospital de Beneficência Portuguesa de São Paulo
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Luiz Dellano Andrade Pires R. Maestro Cardim, 760 bloco I 9º andar Bela Vista São Paulo (SP) CEP 01323-001
INTRODUÇÃO
O bloqueio subaracnóideo é uma técnica comum na anestesia obstétrica, sendo a administação dos agentes anestésicos realizada através de agulha de fino calibre. Relatamos um caso de quebra de agulha Quincke 27 G no espaço intervertebral, complicação rara em raquianestesia.
RELATO DO CASO
Paciente do sexo feminino, 31 anos, obesa mórbida, estado físico P2 (antigo ASA II), 39 semanas de gestação e em trabalho de parto. Exames laboratoriais dentro dos limites da normalidade, sendo indicada a analgesia de parto. A monitorização constou de ECG, PANI e oximetria de pulso. Obtido acesso venoso periférico com agulha plástica 18 G. Realizada a punção subaracnóidea em posição sentada, via mediana, única, com introdutor (agulha 21 G 1:1/4) no espaço intervertebral L3-L4, obtendo-se livre fluxo de LCR. Após a punção, a paciente apresentou movimento súbito e intenso devido à dor causada por contração uterina, com parada do fluxo de LCR, sendo verificada a quebra da agulha, o que impossibilitou a injeção da solução anestésica. O raio X da coluna lombar revelou corpo estranho no espaço intervertebral L3-L4, sendo o mesmo retirado cirurgicamente após 48 h sob anestesia geral.
DISCUSSÃO
A quebra de agulha de raquianestesia durante bloqueio subaracnóideo é uma complicação rara, sendo o uso de introdutor com bisel cortante uma das possíveis causas atribuídas à sua ocorrência.
REFERÊNCIA
1. Thomsen AF, Nilsson CG. Broken small-gauge spinal needle. Anesth Analg. 1997;85:230-1.
Raquianestesia: quebra de agulha no espaço intervertebral
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Set 2005 -
Data do Fascículo
2005