Acessibilidade / Reportar erro

Broncoscopia flexível e ventilação mecânica no tratamento da síndrome de Mounier-Kuhn: relato de caso

RESUMO

CONTEXTO:

A síndrome de Mounier-Kuhn é uma condição congênita rara com dilatação e diverticulação distintas da parede traqueal. Os sintomas podem ser variáveis ​e o tratamento geralmente é de suporte.

RELATO DE CASO:

Paciente do sexo masculino, de 60 anos, com internação hospitalar recorrente, foi internado neste caso devido a dispneia, tosse e produção de expectoração. A amostra de sangue arterial revelou acidose respiratória descompensada, com hipoxemia moderada. A tomografia computadorizada de tórax mostrou dilatação da traqueia e brônquios, divertículos traqueais e bronquiectasias. Realizou-se broncoscopia flexível, que revelou aumento das vias aéreas com colapso expiratório. Além disso, também foram detectados orifícios de diverticulose traqueal. Foi adicionada ventilação com pressão positiva não invasiva (NPPV) juntamente com a oxigenoterapia a longo prazo. Foram verificadas melhoras dos resultados clínicos e laboratoriais do doente nas visitas de controle.

CONCLUSÃO:

A broncoscopia flexível pode ser defendida para estabelecer o diagnóstico, e a ventilação mecânica não invasiva pode ser utilizada com alta taxa de sucesso, para bem-estar clínico, na síndrome de Mounier-Kuhn.

PALAVRAS-CHAVE:
Broncoscopia; Respiração artificial; Fibras ópticas; Traqueobroncomegalia; Respiração com pressão positive

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br