Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de perfis de idosos pela análise de cluster: uma estratégia de cuidados em saúde baseada em características de fragilidade

CONTEXTO E OBJETIVOS:

O panorama social do envelhecimento da população brasileira promete transformações significativas na atenção à saúde. Por meio da estratégia de análise por conglomerados (cluster), procurou-se descrever demandas de cuidados na população de idosos, utilizando componentes da fragilidade.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo transversal baseado em revisão de registros médicos, realizado no Ambulatório de Geriatria do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

MÉTODOS:

Foram analisados 98 idosos usuários deste ambulatório por meio da análise de conglomerados, utilizando instrumentos para a avaliação do status geriátrico global e das características de fragilidade.

RESULTADOS:

As variáveis que mais fortemente influenciaram a formação dos conglomerados foram idade, capacidades funcional e cognitiva, presença de comorbidades e número de medicamentos utilizados, sendo o modelo com quatro agrupamentos estatisticamente mais robusto. Podem-se identificar três grupos principais de idosos, o primeiro de bom desempenho cognitivo e funcional, porém com elevada prevalência de comorbidades (idade média 77.9 anos, 28.6% com déficit cognitivo, média de 7.4 comorbidades); outro caracterizado por idade mais avançada, maior comprometimento cognitivo e maior dependência (idade média 88.5 anos, 84.6% com déficit cognitivo, média de 7.1 comorbidades); e ainda outro de menor idade, pior desempenho cognitivo e maior número de comorbidades, porém funcionalmente independentes (idade média 78.5 anos, 89.6% com déficit cognitivo, média de 4.9 comorbidades).

CONCLUSÃO:

Esses dados caracterizam o perfil dessa população e servem como substrato para o desenvolvimento de estratégias cujos objetivos sejam diminuir a dependência funcional, autopercepção ruim de saúde e comprometimento da qualidade de vida.

Análise por conglomerados; Saúde do idoso; Pessoas com deficiências; Idoso fragilizado; Serviços de saúde para idosos


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br